Aula sobre Sistema Reprodutor Feminino

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O sistema reprodutor feminino é um tema de extrema importância para a compreensão das transformações que ocorrem no corpo humano durante a puberdade. É fundamental que os alunos compreendam como o sistema reprodutor feminino funciona e quais são as transformações que ocorrem nesse período da vida. Para tornar essa aula mais engajadora, vamos utilizar a metodologia ativa de gamificação. Os alunos serão desafiados a criar um jogo que explique o sistema reprodutor feminino. Isso os incentivará a pesquisar e a compreender o tema de forma mais profunda.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Contextualizar o tema e explicar a importância do sistema reprodutor feminino para a compreensão das transformações que ocorrem na puberdade. É importante que os alunos compreendam que a aula será desenvolvida de forma diferente e que eles serão desafiados a criar um jogo.

  2. Etapa 2 - Apresentação da metodologia de gamificação

    Explicar a metodologia de gamificação e como ela será aplicada.

  3. Etapa 3 - Criação dos grupos de trabalho

    Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos e orientá-los a escolher um líder para o grupo.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa de registro

    Apresentar o mapa de registro para os alunos e orientá-los a preencher cada campo com informações sobre o jogo que eles irão criar. É importante que os alunos compreendam que o objetivo do jogo é explicar o sistema reprodutor feminino e que eles devem pensar em desafios e níveis que tornem o jogo mais engajador.

  5. Etapa 5 - Criação do

    Os alunos devem trabalhar em seus grupos para criar o jogo. Oriente e ajude os grupos na criação do jogo e na resolução de eventuais dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma e explicar como ele funciona. Você deve avaliar os jogos e dar feedbacks para os alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Concluir explicando como o sistema reprodutor feminino funciona e quais são as transformações que ocorrem nesse período da vida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e explicação das transformações que ocorrem na puberdade;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo;
  • Promover o engajamento dos alunos com o tema;
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e aprofundamento no tema.

Critérios de avaliação

  • Coerência do jogo com o tema proposto;
  • Criatividade na criação do jogo;
  • Clareza na explicação do funcionamento do jogo;
  • Engajamento da turma durante as apresentações;
  • Participação e colaboração dos alunos em seus grupos.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva a metodologia de gamificação;
  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro;
  • Estimular a criatividade dos alunos;
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos;
  • Incentivar a participação e a colaboração dos alunos em seus grupos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa;
  • Pesquisar e aprofundar no tema;
  • Criar um jogo que explique o sistema reprodutor feminino;
  • Apresentar o jogo para a turma;
  • Receber feedbacks construtivos do professor e dos colegas.