Aula sobre Sistema Reprodutor Feminino

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O sistema reprodutor feminino desempenha um papel fundamental na vida das mulheres, permitindo a reprodução e a preservação da espécie humana. Ele é composto por órgãos internos e externos. É importante entender como esse sistema funciona, seus ciclos e mudanças durante a puberdade, para que as meninas possam cuidar de sua saúde reprodutiva e entender melhor o funcionamento de seus corpos. O objetivo é que os alunos compreendam como os hormônios sexuais e o sistema nervoso agem nesse processo. Essa é uma etapa importante do desenvolvimento humano e é essencial para o entendimento do próprio corpo e da sexualidade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o sistema reprodutor feminino e suas transformações durante a puberdade. Apresente alguns esquemas e imagens para ilustrar o funcionamento desse sistema.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Hormônios sexuais

    Nesta estação, os alunos terão acesso a textos, vídeos e/ou imagens que explicam a atuação dos hormônios sexuais no sistema reprodutor feminino. Eles deverão responder a algumas questões em um caderno de atividades.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Sistema nervoso

    Nesta estação, os alunos terão acesso a textos, vídeos e/ou imagens que explicam a atuação do sistema nervoso no sistema reprodutor feminino. Eles deverão responder a algumas questões em um caderno de atividades.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Ciclo menstrual

    Nesta estação, os alunos terão acesso a textos, vídeos e/ou imagens que explicam o ciclo menstrual. Eles deverão responder a algumas questões em um caderno de atividades.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos se reunirão em grupos para discutir o que aprenderam em cada estação e trocar ideias. Faça perguntas pontuais para estimular a reflexão.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema abordado e ressalte a importância de entender as transformações do corpo durante a puberdade. Estimule-os a fazer perguntas e tirar dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a curiosidade e a pesquisa.
  • Desenvolver a capacidade de análise e reflexão.
  • Promover o trabalho em grupo e a cooperação.
  • Incentivar a compreensão do próprio corpo e da sexualidade.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades.
  • Compreensão dos conceitos abordados.
  • Capacidade de análise e reflexão.
  • Trabalho em grupo e cooperação.
  • Organização e capricho nas respostas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação dos alunos nas atividades.
  • Fazer perguntas para estimular a reflexão e o debate.
  • Orientar os alunos durante as atividades.
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre o tema abordado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Fazer anotações e respostas organizadas e caprichosas.
  • Trabalhar em grupo e cooperar com os colegas.
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas durante as atividades.
  • Refletir sobre o que foi aprendido e tirar conclusões.