Aula sobre Sistema Reprodutor Feminino
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O sistema reprodutor feminino é um tema importante para os estudantes do 8º ano do ensino fundamental, pois eles estão em uma fase de desenvolvimento em que ocorrem transformações hormonais e físicas em seus corpos. É importante que os alunos compreendam como essas mudanças afetam o sistema reprodutor feminino e como ele funciona.
Etapa 1 - Vídeo aula
Como tarefa de casa, indique uma vídeo aula sobre o sistema reprodutor feminino para os alunos assistirem. Oriente-os que deverão fazer anotações sobre os principais aspectos abordados.Etapa 2 - Introdução
Iniciar a aula fazendo uma breve introdução sobre o sistema reprodutor feminino, explicando as principais estruturas e funções. Em seguida, apresentar exemplos práticos de como o tema é aplicado no cotidiano, como a importância da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez na adolescência.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos devem se dividir em grupos para discutir e compartilhar as anotações feitas durante a vídeo aula. Acompanhe as discussões dos grupos e esclareça as dúvidas que surgirem.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Explique o que é a Dinâmica dos 3 Qs e como ela funciona. Em seguida, os alunos devem criar um template com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”, para avaliar a atividade e desenvolver o tema. Demonstre com exemplos práticos como preencher o template.Etapa 5 - Apresentação do template
Cada grupo deve apresentar seu template para a turma, justificando suas escolhas e comentando sobre o que aprenderam com a atividade.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os principais aspectos abordados e comentando sobre a importância do tema para a vida dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção de conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar informações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a aula.
- Qualidade e clareza das anotações feitas durante a vídeo aula.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos grupos.
- Qualidade da apresentação do template pelos grupos.
- Compreensão dos principais aspectos abordados durante a aula.
Ações do professor
- Fornecer exemplos práticos de como o tema é aplicado no cotidiano dos alunos.
- Esclarecer dúvidas durante as discussões em grupo.
- Fornecer orientações claras sobre a Dinâmica dos 3 Qs.
- Acompanhar a criação do template pelos grupos.
- Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre a aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula e das discussões em grupo.
- Fazer anotações claras e objetivas durante a vídeo aula.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com qualidade.
- Apresentar o template com clareza e objetividade.
- Compreender os principais aspectos abordados durante a aula.