Aula sobre Sistema Reprodutor Feminino

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O sistema reprodutor feminino é um tema importante para os estudantes do 8º ano do ensino fundamental, pois eles estão em uma fase de desenvolvimento em que ocorrem transformações hormonais e físicas em seus corpos. É importante que os alunos compreendam como essas mudanças afetam o sistema reprodutor feminino e como ele funciona.

  1. Etapa 1 - Vídeo aula

    Como tarefa de casa, indique uma vídeo aula sobre o sistema reprodutor feminino para os alunos assistirem. Oriente-os que deverão fazer anotações sobre os principais aspectos abordados.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Iniciar a aula fazendo uma breve introdução sobre o sistema reprodutor feminino, explicando as principais estruturas e funções. Em seguida, apresentar exemplos práticos de como o tema é aplicado no cotidiano, como a importância da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez na adolescência.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos para discutir e compartilhar as anotações feitas durante a vídeo aula. Acompanhe as discussões dos grupos e esclareça as dúvidas que surgirem.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Explique o que é a Dinâmica dos 3 Qs e como ela funciona. Em seguida, os alunos devem criar um template com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”, para avaliar a atividade e desenvolver o tema. Demonstre com exemplos práticos como preencher o template.

  5. Etapa 5 - Apresentação do template

    Cada grupo deve apresentar seu template para a turma, justificando suas escolhas e comentando sobre o que aprenderam com a atividade.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os principais aspectos abordados e comentando sobre a importância do tema para a vida dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção de conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade e clareza das anotações feitas durante a vídeo aula.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos grupos.
  • Qualidade da apresentação do template pelos grupos.
  • Compreensão dos principais aspectos abordados durante a aula.

Ações do professor

  • Fornecer exemplos práticos de como o tema é aplicado no cotidiano dos alunos.
  • Esclarecer dúvidas durante as discussões em grupo.
  • Fornecer orientações claras sobre a Dinâmica dos 3 Qs.
  • Acompanhar a criação do template pelos grupos.
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das discussões em grupo.
  • Fazer anotações claras e objetivas durante a vídeo aula.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com qualidade.
  • Apresentar o template com clareza e objetividade.
  • Compreender os principais aspectos abordados durante a aula.