Aula sobre Sistema Reprodutor Masculino

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O sistema reprodutor masculino é um tema importante e relevante para que os estudantes possam entender as transformações que ocorrem na puberdade e como o corpo humano funciona. É importante que os estudantes saibam como funciona o sistema reprodutor masculino, suas partes e funções, e como ele é importante para a reprodução. Para tornar a atividade mais envolvente e didática, você pode utilizar exemplos práticos e fazer atividades em grupo, como a criação de um template de avaliação por pares.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Iniciar a aula com uma breve introdução sobre o sistema reprodutor masculino, apresentando suas partes e funções.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os estudantes devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre o tema

    Cada grupo deve pesquisar sobre um subtema do sistema reprodutor masculino, como testículos, epidídimo, ducto deferente, próstata, vesículas seminais, uretra, pênis, entre outros.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares, contendo critérios de avaliação para organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos subtemas

    Cada grupo deve apresentar seu subtema para a turma, utilizando o template de avaliação por pares criado na etapa anterior.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, os estudantes devem discutir em grupo sobre o que aprenderam e sobre os critérios de avaliação utilizados.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Encerrar com uma reflexão final sobre o que foi aprendido e como a metodologia utilizada pode ser aplicada em outras aulas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e explicação das transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
  • Estimular a pesquisa em grupo e o trabalho colaborativo.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por pares e autoavaliação.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Dividir os estudantes em grupos.
  • Orientar os grupos na pesquisa sobre os subtemas.
  • Auxiliar na criação do template de avaliação por pares.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Realizar a reflexão final.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o subtema atribuído ao grupo.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Apresentar o subtema para a turma.
  • Avaliar os demais grupos.
  • Participar da discussão em grupo e da reflexão final.