Aula sobre Sistema Reprodutor Masculino
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Nesta aula, vamos aprender sobre o sistema reprodutor masculino. O objetivo é analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. É importante que os alunos compreendam as funções do sistema reprodutor masculino e como ele funciona, pois isso é essencial para a saúde e bem-estar masculino. Além disso, a aula será desenvolvida com a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa de empatia contém os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Com essa metodologia, os alunos poderão aprender de forma mais participativa e envolvente.
Intencionalidade Pedagógica
1\. Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
2\. Estimular a participação e a criatividade dos alunos na aula.
3\. Reforçar a importância do sistema reprodutor masculino estar livre de agentes modificantes externos para a saúde e bem-estar masculino.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que é o sistema reprodutor masculino e suas funções, bem como a importância de seu bom funcionamento para a saúde e bem-estar masculino. Em seguida, o professor apresentará a metodologia Design Thinking e explicará aos alunos como será aplicada na aula.Etapa 2 - Mapa de empatia
Os alunos serão divididos em grupos de quatro. Cada grupo criará um mapa de empatia sobre um homem que está passando pela puberdade, ejaculação precoce ou dificuldade de ereção. Eles deverão preencher cada campo do mapa e discutir as respostas em grupo.Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia
Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma. Guie uma discussão sobre as respostas apresentadas e como elas se relacionam com o sistema reprodutor masculino.Etapa 4 - Vídeo explicativo
Apresente um vídeo explicativo sobre o efeitos de feedback negativo dos esteróides, dependência psicológica de Tadalafila e viagra , de funcionamento do sistema reprodutor masculino.Etapa 5 - Dinâmica em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma lista de perguntas sobre o funcionamento do sistema reprodutor masculino e o que leva homens a usarem os recursos supracitados. Cada grupo deverá responder às perguntas e apresentar suas respostas para a turma.Etapa 6 - Discussão em grupo
Guie uma discussão em grupo sobre as respostas apresentadas pelos grupos e reforçará os conceitos aprendidos na aula.Etapa 7 - Encerramento
Faça um breve resumo da aula e incentivará os alunos a continuarem pesquisando sobre o assunto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
- Estimular a participação e a criatividade dos alunos na aula.
- Reforçar a importância do sistema reprodutor masculino estar livre de agentes modificantes externos para a saúde e bem-estar masculino.
Critérios de avaliação
- Participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão dos conceitos apresentados na aula.
- Capacidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas.
Ações do professor
- Explicar os conceitos do sistema reprodutor masculino.
- Apresentar a metodologia Design Thinking.
- Guia a discussão em grupo.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia.
- Responder às perguntas em grupo.
- Participar ativamente das atividades propostas.