Aula sobre Sistema Reprodutor Masculino
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
O sistema reprodutor masculino é um tema importante e necessário para ser abordado com os alunos do 8º ano do ensino fundamental, pois é nessa fase que a puberdade começa a se manifestar com mais intensidade. É importante que os alunos compreendam as transformações que ocorrem no corpo masculino e como elas são influenciadas pelos hormônios sexuais e pelo sistema nervoso. Além disso, é importante conscientizá-los sobre a importância da saúde sexual e reprodutiva.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Inicie a aula explicando o que é o sistema reprodutor masculino, suas funções e importância. É interessante utilizar imagens e vídeos educativos para ilustrar o assunto. Em seguida, o professor deve explicar como será a metodologia de Estudo de Caso e como a atividade final será realizada.Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema
Divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos.Etapa 3 - Identificação do problema
Agora cada grupo é uma equipe de médicos que será apresentada a um homem (pode ser um outro professor ator). Esse narrará não conseguir engravidar sua esposa e, para cada grupo, vai dar indícios do problema. Para o primeiro, ele pode dizer que gosta muito de musculação e sugerir bem discretamente o uso de esteroides, para outro comentará que tem se sentido prostrado e perdeu massa muscular (indicando baixa de testosterona) e por fim um espermograma com contagem baixa ou diversos espermatozoides disformes. O trabalho dos alunos é identificar em que parte do sistema reprodutivo está o problema e justificar.Etapa 4 - Levantamento de dados
Cada grupo deverá realizar pesquisas sobre o problema identificado e debater seu caso. Oriente os alunos sobre a importância de fontes confiáveis e de como fazer uma pesquisa de forma eficiente.Etapa 5 - Análise do contexto
Cada grupo deverá analisar o contexto do problema identificado, buscando entender suas causas e possíveis soluções.Etapa 6 - Comparação
Cada grupo deverá comparar apresentar seu caso e solução para angariar contribuições dos demais grupos.Etapa 7 - Proposta de soluções e criação do infográfico
Apresente as possíveis soluções para cada caso: uso de esteroides, infertilidade, libido baixa por falta de testosterona, libido baixa por síndrome metabólica e aponte como hormônios masculinos e condições anatômicas afetam a reprodução no homem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica e reflexiva dos alunos;
- Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos;
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de comunicação dos alunos;
- Conscientizar os alunos sobre a importância da saúde sexual e reprodutiva;
- Estimular a pesquisa e o uso de fontes confiáveis.
Critérios de avaliação
- Identificação clara e bem definida do problema;
- Pesquisa eficiente e uso de fontes confiáveis;
- Análise crítica e reflexiva do contexto;
- Comparação entre diferentes fontes de informação;
- Criação de um infográfico nítido e objetivo.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha dos temas;
- Orientar os alunos na realização da pesquisa;
- Estimular a reflexão e a análise crítica dos alunos;
- Orientar os alunos na criação do infográfico;
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo e cooperar com os colegas;
- Identificar e definir claramente o problema;
- Realizar uma pesquisa eficiente e utilizar fontes confiáveis;
- Analisar o contexto do problema de forma crítica e reflexiva;
- Criar um infográfico nítido e objetivo.