Aula sobre Sistema Reprodutor Masculino

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O sistema reprodutor masculino é um tema importante para os alunos do 8º ano do ensino fundamental, pois eles estão passando pela puberdade e começam a entender as mudanças que estão ocorrendo em seus corpos. É importante que eles compreendam como funciona o sistema reprodutor masculino e a importância dos hormônios sexuais e do sistema nervoso nesse processo. Para tornar a aula mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema.

Intencionalidade Pedagógica

1\. Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.

2\. Promover a interação e a troca de conhecimento entre os alunos.

3\. Estimular a argumentação e a capacidade crítica dos alunos.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando sobre o sistema reprodutor masculino e sua importância na puberdade. Será apresentado um vídeo curto e explicativo para que os alunos entendam melhor o tema.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Anatomia do sistema reprodutor masculino

    Nesta estação, os alunos terão que montar um modelo do sistema reprodutor masculino utilizando materiais como massa de modelar, um quebra-cabeça ou modelo anatômico desmontado. O professor irá fornecer um diagrama do sistema reprodutor masculino para os alunos se orientarem.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Hormônios sexuais

    Nesta estação, os alunos terão que pesquisar sobre os hormônios sexuais masculinos e suas funções no sistema reprodutor masculino, bem como uso de hormônios exógenos. Eles serão orientados a criar um infográfico explicativo sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Sistema nervoso e reprodução

    Nesta estação, os alunos irão aprender sobre a relação entre o sistema nervoso e a reprodução. Será apresentado um jogo educativo em que os alunos deverão relacionar as partes do cérebro responsáveis pelo controle da reprodução. Uma alternativa é apresentar aos alunos um video com o trecho do filme “A teoria de tudo” quando Hawkings, mesmo cadeirante e sem movimentos corporais, consegue gerar filhos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Ao final da atividade, os alunos serão reunidos em grupo para discutir o que aprenderam em cada estação e como isso se relaciona com o sistema reprodutor masculino.

  6. Etapa 6 - Síntese.

    Extraia o aprendizado dos alunos em cada estação e, posteriormente, complemente as lacunas deixadas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos nas atividades e a compreensão do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
  • Promover a interação e a troca de conhecimento entre os alunos.
  • Estimular a argumentação e a capacidade crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão do tema abordado.
  • Capacidade de trabalhar em grupo.
  • Criatividade na elaboração das atividades.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e acessível.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a participação e a interação entre os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Respeitar as regras e os colegas de grupo.
  • Trabalhar em equipe para atingir os objetivos propostos.
  • Demonstrar criatividade e capacidade de pesquisa.