Aula sobre Sistema Sensorial
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Os alunos aprenderão sobre o sistema sensorial, responsável por receber informações do ambiente e transmiti-las ao cérebro. Eles entenderão como as diferentes estruturas do sistema nervoso trabalham juntas para permitir que os seres humanos percebam os estímulos externos, como luz, som, cheiro e gosto. Para tornar a proposta mais envolvente, você pode utilizar exemplos práticos, como a sensação de calor ou frio, a capacidade de distinguir sabores diferentes ou a percepção de diferentes texturas. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos trabalharão em duplas para criar um mapa conceitual sobre o tema.
Etapa 1 - Introdução
Introduzir o tema, explicando o que é o sistema sensorial e por que ele é importante para o corpo humano. Você pode usar exemplos práticos para ilustrar o conceito.Etapa 2 - Criação do Mapa Mental
Os alunos trabalharão em duplas para criar um mapa conceitual sobre o tema. Eles devem criar uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você pode fornecer uma lista de palavras-chave para ajudar na criação do mapa.Etapa 3 - Apresentação do Mapa Mental
As duplas apresentarão seus mapas conceituais para a turma. Pedir que cada dupla explique sua ideia central e um ou dois de seus sub-ideias.Etapa 4 - Discussão sobre a temática
Conduzir uma discussão em grupo sobre o tema, usando as ideias apresentadas pelos alunos como base. Pedir que os alunos comparem e contrastem diferentes aspectos do sistema sensorial.Etapa 5 - Atividade Prática
Os alunos farão uma atividade prática em que deverão identificar diferentes estímulos sensoriais usando seus sentidos. Fornecer diferentes objetos ou substâncias para que os alunos cheirem, toquem, vejam ou ouçam.Etapa 6 - Discussão sobre atividade prática
Conduzir uma discussão sobre a atividade prática, perguntando aos alunos como eles identificaram cada estímulo sensorial e como isso está relacionado ao sistema sensorial.Etapa 7 - Conclusão
Os alunos farão uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula. Eles podem escrever uma redação curta ou criar uma imagem que represente o que aprenderam.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Promover a reflexão crítica dos alunos sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Precisão e clareza na criação do mapa conceitual.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Identificação correta dos estímulos sensoriais na atividade prática.
- Coerência na reflexão individual sobre o que foi aprendido.
Ações do professor
- Introduzir o tema de forma clara e envolvente.
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Conduzir a discussão em grupo para estimular a participação de todos os alunos.
- Fornecer feedback construtivo sobre as atividades dos alunos.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o que foi aprendido.
Ações do aluno
- Trabalhar em duplas para criar o mapa conceitual.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Identificar corretamente os estímulos sensoriais na atividade prática.
- Refletir individualmente sobre o que foi aprendido.
- Colaborar com os colegas durante todas as etapas da aula.