Aula sobre Sistema Sensorial

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, vamos abordar o tema "Sistema Sensorial". Esse sistema é responsável por nos ajudar a perceber o mundo ao nosso redor, através dos nossos sentidos, como visão, audição, tato, paladar e olfato. Vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia, com o objetivo de desenvolver a habilidade de justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Sistema Sensorial" e explique a importância desse sistema para a nossa vida cotidiana.

  2. Etapa 2 - Criação do Mapa de Empatia

    Explique a metodologia Design Thinking e apresentar o modelo do mapa de empatia. Os alunos, em grupos, irão criar um mapa de empatia para uma pessoa com deficiência visual, auditiva e/ou qualquer outra que possua afinidade com os sentidos. com base nos campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia e os demais alunos irão fazer perguntas e comentários sobre as informações apresentadas.

  4. Etapa 4 - Apresentação do sistema nervoso

    Apresente o sistema nervoso e suas funções, explicando como ele está relacionado ao sistema sensorial.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos irão realizar uma atividade prática, na qual serão vendados e terão que identificar diferentes objetos apenas pelo tato e olfato utilizando o sistema sensorial.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo como foi a experiência da atividade prática e como o sistema sensorial é importante para a realização de tarefas cotidianas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Resuma os pontos principais da aula, reforçando a importância do sistema sensorial e do sistema nervoso para a nossa vida cotidiana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e justificativa.
  • Estimular a criatividade e a empatia.
  • Desenvolver habilidades práticas e sensoriais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Participação ativa dos alunos na atividade prática.
  • Habilidade de análise e justificativa demonstrada pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na atividade prática.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia.
  • Participar ativamente da atividade prática.
  • Demonstrar habilidade de análise e justificativa durante as discussões em grupo.