Aula sobre Sistema Sensorial

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O sistema sensorial é responsável por detectar estímulos e enviar informações para o sistema nervoso central para poderem ser interpretadas. Ele é fundamental para o nosso bem-estar e sobrevivência, pois nos ajuda a perceber o ambiente ao nosso redor e a reagir a situações de perigo ou oportunidades. Os alunos irão aprender sobre as estruturas básicas do sistema sensorial e como elas trabalham juntas para nos fornecer informações sobre o mundo ao nosso redor. Será utilizada a metodologia Ensino Híbrido para criar um template de registro de aprendizagem que os alunos poderão usar para acompanhar seu progresso e desenvolvimento ao longo da aula.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Os alunos farão uma atividade de brainstorming em grupo para listar os diferentes tipos de sentidos que possuímos. Em seguida, cada grupo apresentará sua lista e discutiremos a importância de cada um deles.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Vamos discutir as diferentes partes do sistema sensorial e como elas trabalham juntas para nos fornecer informações sobre o mundo ao nosso redor. Usaremos exemplos práticos, como uma experiência em que os alunos fecharão os olhos e tentarão adivinhar o que estão tocando.

  3. Etapa 3 - Exploração

    Os alunos usarão o template de registro de aprendizagem para explorar as diferentes partes do sistema sensorial. Eles farão pesquisas sobre como cada um funciona e quais são as suas funções. Usaremos vídeos e imagens para complementar a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento

    Os alunos compartilharão suas descobertas em grupos e discutirão como as diferentes partes do sistema sensorial trabalham juntas para nos fornecer informações sobre o mundo ao nosso redor.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos farão uma reflexão individual sobre o que aprenderam durante a aula e como o sistema sensorial é importante para o nosso bem-estar e sobrevivência.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise;
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo;
  • Incentivar a reflexão individual sobre o aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade de brainstorming em grupo;
  • Compreensão adequada das diferentes partes do sistema sensorial e suas funções;
  • Colaboração efetiva durante a atividade de compartilhamento em grupo.

Ações do professor

  • Fornecer exemplos práticos e didáticos para ajudar os alunos a compreender o tema;
  • Monitorar o progresso dos alunos ao longo da aula;
  • Estimular a colaboração e a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade de brainstorming em grupo;
  • Realizar a pesquisa sobre as diferentes partes do sistema sensorial;
  • Compartilhar suas descobertas e colaborar com os colegas durante a atividade de compartilhamento em grupo.