Aula sobre Sistema Sensorial
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O sistema sensorial é responsável por captar e interpretar informações do ambiente externo e interno do corpo humano. Ele é composto pelos sentidos como visão, audição, tato, olfato e paladar. É importante entender como o sistema nervoso trabalha em conjunto com o sistema sensorial para a coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por Estações, na qual cada estação terá uma atividade relacionada ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula contextualizando o tema e explicando como será utilizada a metodologia Rotação por Estações. Em seguida, deve apresentar aos alunos um vídeo explicativo sobre o sistema sensorial.Etapa 2 - Estação 1 - Visão
Nessa estação, os alunos farão uma atividade prática relacionada à visão. Prepare uma atividade de montagem de um olho humano em 3D. Durante a atividade, os alunos poderão observar e identificar as partes do olho humano e como elas funcionam no processo de visão.Etapa 3 - Estação 2 - Audição
Nessa estação, os alunos farão uma atividade prática relacionada à audição. Prepare uma atividade de construção de um ouvido humano em 3D. Durante a atividade, os alunos poderão observar e identificar as partes do ouvido humano e como elas funcionam no processo de audição.Etapa 4 - Estação 3 - Tato, Olfato e Paladar
Nessa estação, os alunos farão uma atividade prática relacionada ao tato, olfato e paladar. Uma atividade de identificação de diferentes texturas, aromas e sabores é interessante. Durante a atividade, os alunos poderão identificar as diferentes sensações que cada sentido proporciona ao corpo humano.Etapa 5 - Estação 4 - sentidos dos seres vivos.
Os alunos devem responder qual ser vivo explora mais o sistema sensorial de cada estação e justificar. Por exemplo: Primatas precisam muito de sua visão para pendurar-se em galhos, falcões e águias para caçar, etc.Etapa 6 - : Estação 5 - Ecolocalização
Exiba um vídeo de um morcego caçando por ecolocalização e peça para os alunos dizerem quais sentidos estão envolvidos.Etapa 7 - Conclusão
Reúna a turma e realizar uma roda de conversa sobre as atividades realizadas em cada estação. É importante que os alunos compartilhem suas percepções e aprendizados sobre o sistema sensorial.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo
- Promover a aprendizagem de forma lúdica e interativa
- Estimular a curiosidade e interesse dos alunos pelo tema
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades
- Identificação correta das partes do sistema sensorial
- Desenvolvimento da habilidade de justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo
Ações do professor
- Preparar as atividades práticas para cada estação
- Acompanhar e orientar os alunos durante as atividades
- Conduzir a roda de conversa no final da aula
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em cada estação
- Identificar corretamente as partes do sistema sensorial
- Compartilhar suas percepções e aprendizados durante a roda de conversa