Aula sobre Sistema Sensorial

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, vamos aprender sobre o sistema sensorial, que é responsável por receber estímulos do ambiente e transmiti-los para o cérebro, permitindo que possamos sentir e perceber o mundo ao nosso redor. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema. Para contextualizar o assunto, podemos pensar em como nosso sentido de visão nos permite enxergar as cores e formas do mundo, como o tato nos permite sentir texturas e temperaturas diferentes, entre outros exemplos do cotidiano.

  1. Etapa 1 - Vídeo explicativo

    Envie um vídeo explicativo sobre o sistema sensorial previamente para que os alunos assistam em casa ou projete-o em sala de aula. O vídeo deve apresentar as principais estruturas do sistema sensorial e suas funções.

    Sugestão é o vídeo de um camelão capturando um inseto e no outro um morcego e perguntas quais sentidos foram utilizados para tal.


  2. Etapa 2 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o sistema sensorial e sua importância para a percepção do mundo ao nosso redor. Ele pode utilizar uma apresentação de slides ou uma roda de conversa para iniciar a discussão.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o sistema sensorial, utilizando uma folha de papel ou um aplicativo de mapa mental. A ideia central será "Sistema Sensorial" e as sub-ideias serão: visão, audição, tato, olfato, paladar, neurônios sensoriais, medula espinhal e cérebro. Cada sub-ideia deve ter pelo menos duas informações adicionais, formando dois níveis de profundidade.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas mentais e trocar informações sobre o tema. Oriente-os a identificar semelhanças e diferenças entre os mapas.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre o sistema sensorial, como uma experiência para testar a sensibilidade ao tato ou uma atividade para identificar odores diferentes. Os alunos também podem ser incentivados a trazer exemplos do cotidiano para compartilhar com a turma.

  6. Etapa 6 - Deficiências

    Agora que os alunos ficaram com sentidos restritos na atividade anterior, apresente a deficiência pertinente à ausência pelo menos parcial de cada um deles e explique que, apesar da dificuldade gerada, os deficientes acabam aguçando os demais sentidos tendo sua potencialidade.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância do sistema sensorial e suas funções. Ele também pode fazer uma avaliação rápida sobre o que os alunos aprenderam na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de organização dos alunos por meio da criação do mapa conceitual.
  • Promover a interação e a troca de conhecimentos entre os alunos por meio da discussão em grupo.
  • Proporcionar exemplos práticos e concretos para facilitar a compreensão do tema.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de criar um mapa conceitual coerente e organizado.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Compreensão dos exemplos práticos apresentados pelo professor.
  • Habilidade de justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.
  • Participação geral na aula e interesse pelo tema.

Ações do professor

  • Preparar uma apresentação de slides ou um vídeo explicativo sobre o sistema sensorial.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar exemplos práticos e concretos sobre o tema.
  • Estimular a discussão em grupo e a troca de conhecimentos entre os alunos.
  • Fazer uma avaliação rápida sobre o que os alunos aprenderam na aula.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre o sistema sensorial.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Identificar exemplos práticos do cotidiano relacionados ao sistema sensorial.
  • Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo.