Aula sobre Sistema Solar Parte 2
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
Contextualizar para os alunos sobre a composição e a estrutura do Sistema Solar, assim como sua localização na Via Láctea e no Universo. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, que tem como objetivo estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas por meio de situações reais.
Etapa 1 - ) Problematização
Inicie a aula com uma breve revisão do que foi aprendido na aula anterior sobre o Sistema Solar. Em seguida, apresente um problema aos alunos: "Os astronautas precisam entender a composição e a estrutura do Sistema Solar para poderem planejar uma missão de exploração em um planeta distante. Como eles podem fazer isso?".Etapa 2 - ) Formulação de hipóteses
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça para que eles discutam e elaborem hipóteses para resolver o problema apresentado. Você deve estar disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos.Etapa 3 - ) Pesquisa
Cada grupo deve pesquisar sobre a composição e a estrutura do Sistema Solar, utilizando apenas recursos analógicos, como livros, enciclopédias e revistas. Fornecer o material necessário para a pesquisa.Etapa 4 - ) Compartilhamento de informações
Os grupos devem compartilhar as informações encontradas e discutir como elas podem ser utilizadas para resolver o problema proposto. Você deve mediar a discussão e incentivar a participação de todos os alunos.Etapa 5 - ) Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Cada grupo deve criar um template da Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal", para avaliar o desempenho dos estudantes na atividade.Etapa 6 - ) Apresentação das soluções
Cada grupo deve apresentar suas soluções para o problema proposto, utilizando o template criado. Você irá avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.Etapa 7 - ) Conclusão
Encerre a aula com uma discussão sobre as soluções apresentadas e a importância da compreensão da composição e estrutura do Sistema Solar.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa utilizando recursos analógicos
- Incentivar o trabalho em grupo e a participação de todos os alunos
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na discussão e na pesquisa
- Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs
Ações do professor
- Apresentar o problema e orientar os alunos na formulação de hipóteses
- Fornecer o material necessário para a pesquisa
- Mediar a discussão e avaliar o desempenho dos alunos
Ações do aluno
- Discutir e elaborar hipóteses para resolver o problema proposto
- Pesquisar sobre a composição e a estrutura do Sistema Solar utilizando recursos analógicos
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs e apresentar as soluções para o problema proposto.