Aula sobre Sistema Solar Parte 2

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Contextualizar para os alunos sobre a composição e a estrutura do Sistema Solar, assim como sua localização na Via Láctea e no Universo. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, que tem como objetivo estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas por meio de situações reais.

  1. Etapa 1 - ) Problematização

    Inicie a aula com uma breve revisão do que foi aprendido na aula anterior sobre o Sistema Solar. Em seguida, apresente um problema aos alunos: "Os astronautas precisam entender a composição e a estrutura do Sistema Solar para poderem planejar uma missão de exploração em um planeta distante. Como eles podem fazer isso?".

  2. Etapa 2 - ) Formulação de hipóteses

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e peça para que eles discutam e elaborem hipóteses para resolver o problema apresentado. Você deve estar disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos.

  3. Etapa 3 - ) Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre a composição e a estrutura do Sistema Solar, utilizando apenas recursos analógicos, como livros, enciclopédias e revistas. Fornecer o material necessário para a pesquisa.

  4. Etapa 4 - ) Compartilhamento de informações

    Os grupos devem compartilhar as informações encontradas e discutir como elas podem ser utilizadas para resolver o problema proposto. Você deve mediar a discussão e incentivar a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - ) Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo deve criar um template da Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal", para avaliar o desempenho dos estudantes na atividade.

  6. Etapa 6 - ) Apresentação das soluções

    Cada grupo deve apresentar suas soluções para o problema proposto, utilizando o template criado. Você irá avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

  7. Etapa 7 - ) Conclusão

    Encerre a aula com uma discussão sobre as soluções apresentadas e a importância da compreensão da composição e estrutura do Sistema Solar.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa utilizando recursos analógicos
  • Incentivar o trabalho em grupo e a participação de todos os alunos

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão e na pesquisa
  • Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs

Ações do professor

  • Apresentar o problema e orientar os alunos na formulação de hipóteses
  • Fornecer o material necessário para a pesquisa
  • Mediar a discussão e avaliar o desempenho dos alunos

Ações do aluno

  • Discutir e elaborar hipóteses para resolver o problema proposto
  • Pesquisar sobre a composição e a estrutura do Sistema Solar utilizando recursos analógicos
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs e apresentar as soluções para o problema proposto.