Aula sobre Sistema Solar Parte 2

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O Sistema Solar é um sistema planetário composto por uma estrela central, o Sol, e todos os corpos celestes que orbitam ao seu redor. Nesta aula, iremos nos aprofundar na composição e estrutura do Sistema Solar, bem como sua localização na Via-Láctea e no Universo. Apresentar exemplos práticos, como um globo terrestre para exemplificar a posição da Terra em relação aos outros planetas do Sistema Solar. Além disso, pode utilizar cartolinas coloridas para representar cada planeta e, em seguida, posicioná-las em ordem, conforme a distância do Sol.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Iniciar a aula com uma breve revisão sobre a aula anterior, destacando os principais pontos abordados. Em seguida, deve apresentar o objetivo da aula de hoje.

  2. Etapa 2 - Divisão dos Grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 integrantes.

  3. Etapa 3 - Projeto

    Cada grupo deve criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução relacionados ao Sistema Solar.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos devem realizar pesquisas em livros didáticos, enciclopédias, revistas ou outros materiais disponíveis na escola.

  5. Etapa 5 - Construção do Diário de Bordo

    Com base na pesquisa realizada, os grupos devem construir o diário de bordo, destacando os principais pontos referentes à composição e estrutura do Sistema Solar, bem como sua localização na Via-Láctea e no Universo.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma, destacando os principais pontos abordados e respondendo às dúvidas dos colegas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios previamente estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e síntese.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.
  • Promover a compreensão e o interesse pelos temas relacionados à Astronomia.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na construção do diário de bordo.
  • Qualidade da apresentação do diário de bordo.
  • Clareza e objetividade na explicação dos pontos abordados.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na construção do diário de bordo.
  • Estimular a participação e o trabalho em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas em grupo.
  • Construir o diário de bordo em conjunto.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma.