Aula sobre Sistema Solar Parte 2
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O Sistema Solar é um sistema planetário composto por uma estrela central, o Sol, e todos os corpos celestes que orbitam ao seu redor. Nesta aula, iremos nos aprofundar na composição e estrutura do Sistema Solar, bem como sua localização na Via-Láctea e no Universo. Apresentar exemplos práticos, como um globo terrestre para exemplificar a posição da Terra em relação aos outros planetas do Sistema Solar. Além disso, pode utilizar cartolinas coloridas para representar cada planeta e, em seguida, posicioná-las em ordem, conforme a distância do Sol.
Etapa 1 - Introdução
Iniciar a aula com uma breve revisão sobre a aula anterior, destacando os principais pontos abordados. Em seguida, deve apresentar o objetivo da aula de hoje.Etapa 2 - Divisão dos Grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 integrantes.Etapa 3 - Projeto
Cada grupo deve criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução relacionados ao Sistema Solar.Etapa 4 - Pesquisa
Os grupos devem realizar pesquisas em livros didáticos, enciclopédias, revistas ou outros materiais disponíveis na escola.Etapa 5 - Construção do Diário de Bordo
Com base na pesquisa realizada, os grupos devem construir o diário de bordo, destacando os principais pontos referentes à composição e estrutura do Sistema Solar, bem como sua localização na Via-Láctea e no Universo.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma, destacando os principais pontos abordados e respondendo às dúvidas dos colegas.Etapa 7 - Avaliação
Avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios previamente estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e síntese.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.
- Promover a compreensão e o interesse pelos temas relacionados à Astronomia.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na construção do diário de bordo.
- Qualidade da apresentação do diário de bordo.
- Clareza e objetividade na explicação dos pontos abordados.
Ações do professor
- Orientar os alunos na construção do diário de bordo.
- Estimular a participação e o trabalho em grupo.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Realizar pesquisas em grupo.
- Construir o diário de bordo em conjunto.
- Apresentar o diário de bordo para a turma.