Aula sobre Sistema Solar Parte 2

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, vamos aprender sobre o Sistema Solar - parte 2, que aborda a composição e a estrutura do nosso sistema planetário, além de sua localização na Via-Láctea e no Universo. O tema é muito importante para entendermos o nosso lugar no cosmos e como os planetas, estrelas e galáxias se relacionam. Para tornar a aula mais interessante, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e perguntar aos alunos o que eles já sabem sobre o Sistema Solar. Em seguida, explique a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre o Sistema Solar, preenchendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos entendam como as pessoas se relacionam com o tema e quais são suas principais dúvidas e curiosidades.

  3. Etapa 3 - Composição do Sistema Solar

    Apresente aos alunos a composição do Sistema Solar, explicando a diferença entre planetas rochosos e gigantes gasosos, além de falar sobre os corpos menores, como asteroides e cometas. Os alunos irão fazer anotações e tirar dúvidas.

  4. Etapa 4 - Localização do Sistema Solar na Via Láctea

    Expliquer como o Sistema Solar está localizado na Via-Láctea, nossa galáxia, e falar sobre a estrutura e os componentes da galáxia. Os alunos irão fazer anotações e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Localização da Via-Láctea no Universo

    Fale sobre como a Via-Láctea está localizada no Universo, apresentando outras galáxias e como elas se relacionam. Os alunos irão fazer anotações e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Peça para que os alunos compartilhem o que aprenderam na aula e como o mapa de empatia os ajudou a entender melhor o tema.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Os alunos deverão escrever um texto sobre a composição e a estrutura do Sistema Solar, incluindo a localização do sistema na Via-Láctea e no Universo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever sobre o Sistema Solar, incluindo sua composição e localização no Universo.
  • Estimular a criatividade e a empatia dos alunos por meio da metodologia Design Thinking.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em fazer anotações e tirar dúvidas durante as explicações do professor.

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade na escrita sobre o Sistema Solar.
  • Compreensão do mapa de empatia e como ele ajudou a entender o tema.
  • Participação ativa nas explicações do professor e nas discussões em sala de aula.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula.
  • Apresentar a composição e a estrutura do Sistema Solar.
  • Explicar a localização do Sistema Solar na Via Láctea e no Universo.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em sala de aula.
  • Fornecer feedbacks aos alunos sobre a tarefa de casa.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre o Sistema Solar.
  • Fazer anotações e tirar dúvidas durante as explicações do professor.
  • Participar ativamente das discussões em sala de aula.
  • Escrever um texto sobre a composição e a estrutura do Sistema Solar.
  • Receber e aplicar feedbacks do professor sobre a tarefa de casa.