Aula sobre Sistema Solar Parte 2

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Apresente o tema e relembre os principais conceitos apresentados na aula anterior, como a composição do Sistema Solar, os planetas rochosos e gigantes gasosos, além da localização do nosso Sistema Solar na Via-Láctea e no Universo.

  1. Etapa 1 - Criação do tabuleiro

    Divida a turma em grupos e peça para criarem um tabuleiro com 51 casas, sendo que cada casa deve representar uma característica ou elemento relacionado ao Sistema Solar, como planetas, luas, asteroides, cometas, entre outros.

  2. Etapa 2 - Criação dos pinos e do dado

    Cada grupo deve criar seus próprios pinos e um dado para jogar no tabuleiro.

  3. Etapa 3 - Criação dos cards de perguntas

    Cada grupo deve criar seus próprios cards de perguntas, com perguntas relacionadas ao tema.

  4. Etapa 4 - Criação dos cards de ações

    Cada grupo deve criar seus próprios cards de ações, com ações que os jogadores devem realizar ao cair em determinadas casas, como avançar algumas casas, voltar algumas casas, perder uma rodada, entre outras.

  5. Etapa 5 - Jogando o jogo

    Cada grupo deve jogar o jogo criado pelos outros grupos, respondendo às perguntas e realizando as ações determinadas pelos cards.

  6. Etapa 6 - Debate e discussão

    Após o término do jogo, promova um debate com a turma sobre os principais conceitos abordados no jogo e tire dúvidas dos alunos.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante o jogo e o debate, utilizando os critérios de avaliação definidos previamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Reforçar o aprendizado dos conceitos apresentados na aula anterior.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no jogo e no debate;
  • Respostas corretas às perguntas relacionadas ao tema;
  • Criatividade na elaboração do jogo.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos na criação do jogo;
  • Estimular a participação e a colaboração entre os grupos;
  • Promover o debate e a discussão sobre os conceitos abordados no jogo.

Ações do aluno

  • Criar o tabuleiro, os pinos, o dado, as perguntas e as ações do jogo;
  • Participar ativamente do jogo e do debate;
  • Colaborar com os demais membros do grupo.