Aula sobre Sistema Solar Parte 2

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, será explorada a segunda parte do tema Sistema Solar. Será estudada a composição e estrutura do Sistema Solar, bem como sua localização na Via Láctea e no Universo. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, que consiste em dividir a turma em 3 grupos, cada um responsável por uma atividade relacionada ao tema. Essa metodologia é uma forma de tornar a aula mais dinâmica e participativa, permitindo que os alunos sejam protagonistas do próprio aprendizado. O tema Sistema Solar é muito importante, pois nos ajuda a entender como nosso planeta se enquadra do Universo e como ele é composto. Além disso, é um tema que desperta a curiosidade e o interesse dos alunos, pois todos já ouviram falar dos planetas e do Sol.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique como a aula será desenvolvida. É importante que os alunos entendam a metodologia e como ela funciona.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Composição e estrutura do Sistema Solar

    Nesta estação, os alunos irão criar um modelo do Sistema Solar utilizando materiais como argila, papel, tesoura, cola, entre outros. Eles deverão identificar a composição e a estrutura do Sistema Solar, destacando a diferença entre planetas rochosos e planetas gigantes gasosos.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Localização do Sistema Solar na Via Láctea

    Nesta estação, os alunos irão analisar imagens e vídeos sobre a Via Láctea e identificar a posição do Sistema Solar dentro dela. Eles deverão entender que a Via Láctea é uma galáxia composta por bilhões de estrelas e que o Sistema Solar é apenas uma pequena parte dela.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Localização do Sistema Solar no Universo

    Nesta estação, os alunos irão analisar imagens e vídeos sobre o Universo e identificar a posição da Via Láctea dentro dele. Eles deverão entender que o Universo é composto por bilhões de galáxias e que a Via Láctea é apenas uma delas.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Promova uma discussão entre os grupos, fazendo perguntas relacionadas aos temas apresentados nas estações e incentive a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    O professor irá fazer uma síntese dos principais pontos abordados na aula e responder eventuais dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever a composição e a estrutura do Sistema Solar.
  • Compreender a posição do Sistema Solar na Via Láctea.
  • Compreender a posição da Via Láctea no Universo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do modelo do Sistema Solar criado pelos alunos.
  • Compreensão dos alunos sobre a posição do Sistema Solar na Via Láctea e no Universo.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia utilizada na aula.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Criar um modelo do Sistema Solar.
  • Analisar imagens e vídeos sobre a Via Láctea e o Universo.
  • Participar ativamente das atividades propostas.