Aula sobre Sistema Solar Parte 2

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Após a aula sobre o Sistema Solar - parte 1, em que os alunos aprenderam sobre os planetas interiores e exteriores, agora eles irão aprofundar o conhecimento sobre a composição e estrutura do Sistema Solar, assim como sua localização na Via-Láctea e no Universo. A proposta é que os estudantes sejam capazes de descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via-Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).

  1. Etapa 1 - Organização

    Disponibilizar aos alunos um material de estudo sobre o tema, que pode ser um texto, uma apresentação em slide ou um vídeo. O material deverá conter informações sobre a composição e estrutura do Sistema Solar, assim como sua localização na Via-Láctea e no Universo. Os alunos deverão estudar o material antes da aula e preparar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal".

  2. Etapa 2 - Início

    Iniciar a aula com uma revisão rápida sobre os planetas interiores e exteriores do Sistema Solar, para reforçar o conhecimento dos alunos.

  3. Etapa 3 - Desenvolvimento

    Apresentar aos alunos os conceitos de composição e estrutura do Sistema Solar, assim como sua localização na Via-Láctea e no Universo. É importante utilizar exemplos e analogias para facilitar o entendimento dos alunos.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem utilizar o template que prepararam para avaliar a atividade. Explique aos alunos como utilizar a dinâmica e peçam que preencham os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal" com suas avaliações sobre a aula e o material de estudo.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Dividir os alunos em grupos e pedir que discutam suas avaliações utilizando a dinâmica dos 3 Qs. É importante estimular a participação de todos os alunos e promover o debate entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos previamente. É importante que os critérios estejam alinhados com a habilidade a ser desenvolvida.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerrar a aula com um resumo dos principais pontos abordados e reforçar a importância do estudo do Sistema Solar para compreendermos nossa posição no Universo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de descrição da composição e estrutura do Sistema Solar e sua localização na Via-Láctea e no Universo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula e na discussão em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação crítica dos alunos sobre a atividade.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos de composição e estrutura do Sistema Solar e sua localização na Via-Láctea e no Universo.
  • Participação ativa na aula e na discussão em grupo.
  • Utilização adequada da dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Ações do professor

  • Disponibilizar material de estudo sobre o tema antes da aula.
  • Utilizar exemplos e analogias para facilitar o entendimento dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula e na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Estudar o material de estudo antes da aula.
  • Participar ativamente da aula e da discussão em grupo.
  • Utilizar a dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.