Aula sobre Sistema Solar

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O Sistema Solar é um dos temas mais fascinantes da astronomia. É composto por um conjunto de planetas, asteroides e cometas que orbitam ao redor do Sol. Nesta aula, vamos explorar a composição e estrutura do Sistema Solar, assim como sua localização na Via Láctea e no Universo. Utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão uma fanzine para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Intencionalidades pedagógicas:

- Desenvolver a habilidade de descrever a composição e estrutura do Sistema Solar;

- Estimular a criatividade e a colaboração em grupo;

- Utilizar recursos analógicos para desenvolver o aprendizado.


  1. Etapa 1 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão uma folha de papel A4 para criar sua fanzine.


  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos realizarão uma pesquisa sobre o Sistema Solar, utilizando livros, enciclopédias e outros materiais disponíveis na escola. Disponibilize uma lista de perguntas para orientar a pesquisa.


  3. Etapa 3 - Criação da fanzine

    Cada grupo irá criar sua fanzine dividida em 8 partes, abordando um ou mais dos seguintes subtópicos:

    \- Introdução ao Sistema Solar;

    \- Composição do Sistema Solar;

    \- Planetas rochosos;

    \- Planetas gigantes gasosos;

    \- Corpos menores do Sistema Solar;

    \- Localização do Sistema Solar na Via Láctea;

    \- A Via Láctea no Universo;

    \- Curiosidades sobre o Sistema Solar.

    Os alunos poderão utilizar lápis de cor, canetas, tesouras, cola e outros materiais analógicos para criar suas fanzines.


  4. Etapa 4 - Revisão e edição

    Os grupos irão revisar e editar suas fanzines, verificando se as informações estão claras e objetivas. Auxilie-os nesse processo nesse processo.


  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresentará sua fanzine para a turma, explicando os subtópicos abordados e respondendo às perguntas dos colegas. Sugerimos utilizar uma câmera fotográfica para registrar as apresentações.


  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos utilizando os seguintes critérios:

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de descrever a composição e estrutura do Sistema Solar;
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo;
  • Utilizar recursos analógicos para desenvolver o aprendizado.
  • Introdução ao Sistema Solar;
  • Composição do Sistema Solar;
  • Planetas rochosos;
  • Planetas gigantes gasosos;
  • Corpos menores do Sistema Solar;
  • Localização do Sistema Solar na Via Láctea;
  • A Via Láctea no Universo;
  • Curiosidades sobre o Sistema Solar.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza das informações apresentadas;
  • Organização e criatividade da fanzine;
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Orientar a pesquisa dos grupos;
  • Auxiliar na revisão e edição das fanzines;
  • Registrar as apresentações com uma câmera fotográfica analógica.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o Sistema Solar;
  • Criar a fanzine em grupo;
  • Apresentar a fanzine para a turma.