Aula sobre Sistema Solar
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O Sistema Solar é um tema fascinante que desperta a curiosidade de muitas pessoas. Nesta aula, vamos explorar a composição e a estrutura do Sistema Solar, bem como a sua localização na Via Láctea e no Universo. Vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que é uma técnica de resolução de problemas que incentiva a criatividade e a colaboração dos alunos. Para isso, vamos criar um template de Design Sprint, com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.
Um exemplo prático e cotidiano do tema é a importância do Sol para a vida na Terra. Sem a luz e o calor do Sol, não haveria vida em nosso planeta. Além disso, o Sistema Solar é um assunto que está presente em muitos filmes, livros e jogos, despertando a curiosidade de crianças e adultos.
Etapa 1 - Entender
Introduza o tema e explique a importância do Sistema Solar para a vida na Terra. Os alunos devem pesquisar sobre os planetas do Sistema Solar e suas características.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos devem criar um mapa do Sistema Solar, indicando a posição de cada planeta e suas características. Eles podem utilizar materiais como papel, lápis de cor e canetas para criar o mapa.Etapa 3 - Decidir
Os alunos devem discutir em grupo as características de cada planeta e decidir qual é o mais interessante para pesquisar. Eles devem justificar a escolha e apresentar para a turma.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos devem pesquisar sobre o planeta escolhido e criar um modelo em 3D utilizando materiais como argila, papelão e tinta. Eles devem apresentar o modelo para a turma e explicar as características do planeta.Etapa 5 - Testar
Os alunos devem criar uma apresentação sobre o Sistema Solar, utilizando as informações pesquisadas e os modelos criados. Eles devem apresentar para a turma e responder às perguntas dos colegas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender a composição e a estrutura do Sistema Solar.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
- Incentivar a pesquisa e a apresentação de informações de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint.
- Qualidade e clareza das informações apresentadas sobre o Sistema Solar.
- Criatividade e originalidade na criação do mapa e do modelo em 3D.
Ações do professor
- Orientar e incentivar os alunos em todas as etapas do Design Sprint.
- Estimular a pesquisa e a apresentação de informações de forma clara e objetiva.
- Avaliar e dar feedback aos alunos sobre o trabalho realizado.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre os planetas do Sistema Solar e suas características.
- Criar um mapa do Sistema Solar indicando a posição de cada planeta e suas características.
- Discutir em grupo as características de cada planeta e decidir qual é o mais interessante para pesquisar.
- Criar um modelo em 3D do planeta escolhido e apresentar para a turma.
- Criar uma apresentação sobre o Sistema Solar, utilizando as informações pesquisadas e os modelos criados.