Aula sobre Sistema Solar

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O Sistema Solar é um tema fascinante que desperta a curiosidade de muitas pessoas. Nesta aula, vamos explorar a composição e a estrutura do Sistema Solar, bem como a sua localização na Via Láctea e no Universo. Vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que é uma técnica de resolução de problemas que incentiva a criatividade e a colaboração dos alunos. Para isso, vamos criar um template de Design Sprint, com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

Um exemplo prático e cotidiano do tema é a importância do Sol para a vida na Terra. Sem a luz e o calor do Sol, não haveria vida em nosso planeta. Além disso, o Sistema Solar é um assunto que está presente em muitos filmes, livros e jogos, despertando a curiosidade de crianças e adultos.


  1. Etapa 1 - Entender

    Introduza o tema e explique a importância do Sistema Solar para a vida na Terra. Os alunos devem pesquisar sobre os planetas do Sistema Solar e suas características.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem criar um mapa do Sistema Solar, indicando a posição de cada planeta e suas características. Eles podem utilizar materiais como papel, lápis de cor e canetas para criar o mapa.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos devem discutir em grupo as características de cada planeta e decidir qual é o mais interessante para pesquisar. Eles devem justificar a escolha e apresentar para a turma.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos devem pesquisar sobre o planeta escolhido e criar um modelo em 3D utilizando materiais como argila, papelão e tinta. Eles devem apresentar o modelo para a turma e explicar as características do planeta.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos devem criar uma apresentação sobre o Sistema Solar, utilizando as informações pesquisadas e os modelos criados. Eles devem apresentar para a turma e responder às perguntas dos colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender a composição e a estrutura do Sistema Solar.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
  • Incentivar a pesquisa e a apresentação de informações de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint.
  • Qualidade e clareza das informações apresentadas sobre o Sistema Solar.
  • Criatividade e originalidade na criação do mapa e do modelo em 3D.

Ações do professor

  • Orientar e incentivar os alunos em todas as etapas do Design Sprint.
  • Estimular a pesquisa e a apresentação de informações de forma clara e objetiva.
  • Avaliar e dar feedback aos alunos sobre o trabalho realizado.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os planetas do Sistema Solar e suas características.
  • Criar um mapa do Sistema Solar indicando a posição de cada planeta e suas características.
  • Discutir em grupo as características de cada planeta e decidir qual é o mais interessante para pesquisar.
  • Criar um modelo em 3D do planeta escolhido e apresentar para a turma.
  • Criar uma apresentação sobre o Sistema Solar, utilizando as informações pesquisadas e os modelos criados.