Aula sobre Sistema Solar

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o Sistema Solar. Faça uma roda de conversa para que eles compartilhem seus conhecimentos prévios sobre o assunto. Em seguida, apresente um vídeo ou imagem do Sistema Solar para que eles tenham uma visão geral do tema.

  1. Etapa 1 - Estudo de caso

    Divida os alunos em grupos de 3 a 4 pessoas e distribua um estudo de caso para cada grupo. O estudo de caso deve conter informações sobre um planeta do Sistema Solar, incluindo sua composição, estrutura, distância do sol, número de luas, entre outras informações relevantes. A situação problema pode ser um futuro onde o planeta terra se tornou inabitável para os seres humanos graças à nossa intervenção na natureza, então precisamos nos mudar para um planeta próximo. Os estudantes usam as características dos demais planetas do sistema solar para montar o planeta ideal ou então escolhem um planeta para migrar e justificam.

  2. Etapa 2 - Template de infográfico

    Peça para os alunos criarem um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas com as informações sobre o planeta escolhido. O template pode ser feito à mão em uma folha de papel sulfite ou cartolina.

  3. Etapa 3 - Preenchimento do infográfico

    Com base nas informações do estudo de caso, os alunos devem preencher o infográfico com as informações sobre o planeta estudado e compará-las com a Terra. Eles podem usar lápis de cor ou canetinhas coloridas para destacar as informações mais importantes.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo deve apresentar seu infográfico para a turma, explicando as informações contidas nele e respondendo às perguntas dos colegas e do professor.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos infográficos, faça uma discussão em grupo sobre as características comuns e diferentes dos planetas do Sistema Solar. Os alunos devem comparar as informações dos infográficos e identificar padrões.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula resumindo as informações aprendidas sobre o Sistema Solar e enfatizando a importância do estudo desse tema para a compreensão do universo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de descrever a composição e estrutura do Sistema Solar;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe;
  • Incentivar a pesquisa e a busca por informações relevantes.

Critérios de avaliação

  • Compreensão das informações sobre o Sistema Solar;
  • Qualidade do infográfico criado;
  • Participação nas discussões em grupo;
  • Colaboração e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar um vídeo ou imagem do Sistema Solar;
  • Distribuir estudos de caso sobre os planetas do Sistema Solar;
  • Orientar os alunos na criação do infográfico;
  • Estimular as discussões em grupo;
  • Fazer uma conclusão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Compartilhar conhecimentos prévios sobre o Sistema Solar;
  • Trabalhar em grupo para criar o infográfico;
  • Preencher o infográfico com informações relevantes;
  • Apresentar o infográfico para a turma;
  • Participar das discussões em grupo.