Aula sobre Sistema Solar

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Comece lendo a etapa 1, depois retorne para a contextualização. Explique aos alunos que eles farão uma aula sobre o Sistema Solar, que é composto pelo Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores, e que eles aprenderão sobre a sua composição e estrutura, bem como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia e no Universo.

Intencionalidades pedagógicas:

- Desenvolver a habilidade de descrever a composição e estrutura do Sistema Solar.

- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.

- Desenvolver a habilidade de apresentação oral e escrita.


  1. Etapa 1 - Preparação para a aula

    \- Peça que os alunos assistam a um vídeo curto sobre o Sistema Solar em casa antes da aula. A série Wonders Of Solar System e The Planets da BBC, podem ser boa indicação. A origem da vida no sistema solar do Discovery, também.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    \- Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

    \- Cada grupo deve criar um mapa conceitual sobre o Sistema Solar, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade. Exemplos: constituição do sistema solar, origem, planetas, luas e suas funções, anéis de planetas, planetas rochosos e gasosos.

    \- Oriente os alunos a utilizar as informações do vídeo assistido em casa e outras fontes disponíveis na sala de aula para construir o mapa conceitual.

    \- Distribua folhas sulfite e lápis para cada aluno.


  3. Etapa 3 - Socialização dos Mapas Conceituais

    \- Oriente os grupos a socializarem seus mapas conceituais com a turma.

    \- Os alunos devem apresentar as informações contidas nos mapas e discutir com os colegas sobre as diferentes ideias apresentadas.


  4. Etapa 4 - Aprofundamento das informações

    \- Cada grupo deve escolher uma sub-ideia do mapa conceitual e aprofundar as informações sobre ela.

    \- Os alunos devem utilizar livros didáticos e outras fontes disponíveis na sala de aula para pesquisar e coletar informações sobre o tema escolhido.


  5. Etapa 5 - Preparação para a apresentação

    \- Cada grupo deve preparar uma apresentação sobre a sub-ideia escolhida.

    \- Os alunos podem utilizar cartolinas, papel pardo, lápis de cor, canetinhas, entre outros recursos.


  6. Etapa 6 - Apresentação das informações

    \- Cada grupo deve apresentar as informações coletadas sobre a sub-ideia escolhida.

    \- Os alunos devem apresentar suas informações de forma clara e objetiva, utilizando linguagem adequada para a turma.


  7. Etapa 7 - Avaliação

    \- Avalie a participação dos alunos durante toda a aula, a qualidade do mapa conceitual e da apresentação da sub-ideia escolhida.

    \- Os alunos devem avaliar o trabalho dos colegas e a sua própria participação na aula.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de descrever a composição e estrutura do Sistema Solar.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de apresentação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Participação durante toda a aula.
  • Qualidade do mapa conceitual.
  • Qualidade da apresentação da sub-ideia escolhida.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na construção do mapa conceitual.
  • Estimular a pesquisa e a coleta de informações.
  • Avaliar a participação e a qualidade do trabalho dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre o Sistema Solar em casa antes da aula.
  • Participar ativamente na construção do mapa conceitual em grupo.
  • Pesquisar e coletar informações sobre a sub-ideia escolhida.