Aula sobre Slam

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Slam é uma competição de poesia em que os participantes apresentam suas próprias criações, com o intuito de emocionar e impressionar o público e os jurados. O Slam é uma forma de arte em constante evolução, que tem ganhado cada vez mais espaço no cenário cultural. A metodologia usada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, em que os alunos serão incentivados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena" e "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece apresentando o tema Slam e discutindo com a turma sobre o que eles já sabem a respeito disso. Em seguida, mostre alguns vídeos de competições de Slam para que os alunos possam ter uma ideia mais clara do que se trata.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Em grupos, os alunos deverão discutir sobre o que acharam das apresentações que assistiram e escolher um Slam que mais chamou a atenção. Deverão também discutir sobre o que mais gostaram e o que menos gostaram nas apresentações.

  3. Etapa 3 - Criação de um Slam em grupo

    Cada grupo deve criar um Slam em conjunto, com a ajuda do professor, e apresentá-lo para a turma.

  4. Etapa 4 - Discussão sobre os Slams criados

    Após a apresentação dos grupos, a turma deve discutir sobre o que acharam dos Slams criados e apontar pontos positivos e negativos de cada um.

  5. Etapa 5 - Reflexão individual

    Cada aluno deve criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena" e "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade, e refletir sobre o que aprendeu durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Apresentação das reflexões

    Os alunos devem apresentar suas reflexões para a turma, discutindo sobre o que aprenderam e o que pode ser melhorado nas próximas atividades.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a atividade, reforçando os pontos mais importantes e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema por conta própria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em ler em voz alta textos literários diversos;
  • Estimular a criatividade e a expressão dos alunos por meio da criação de Slams;
  • Incentivar a reflexão crítica sobre os Slams apresentados e criados pelos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Criatividade na criação do Slam em grupo;
  • Reflexão crítica sobre o que foi aprendido durante a aula;
  • Coerência e clareza na apresentação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema Slam de forma clara e objetiva;
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo;
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação dos Slams;
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Concluir a aula de forma clara e objetiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Criar um Slam em conjunto com os colegas;
  • Refletir criticamente sobre o que foi aprendido durante a aula;
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Apresentar suas reflexões para a turma.