Aula sobre Slam

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


"Slam" é um tipo de competição de poesia falada, cujo objetivo é estimular a criatividade e a expressividade dos participantes. Neste tipo de evento, os participantes são convidados a recitar poesias autorais de forma performática, para emocionar e impressionar o público. O "Slam" é uma prática muito popular entre jovens e adolescentes, e pode ser uma excelente ferramenta para estimular a leitura e a escrita entre os estudantes. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a técnica do "Slam" e terão a oportunidade de criar suas próprias poesias e recitá-las de forma performática.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema do "Slam" e explique a dinâmica da atividade, que será realizada por meio da metodologia ativa Rotação por estações. Os alunos serão divididos em 3 grupos, cada grupo será responsável por uma estação.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1 - Conhecendo o "Slam"

    Nesta estação, os alunos irão assistir a vídeos de "Slam" e ler textos explicativos sobre a técnica. O objetivo é que os alunos entendam como funciona o "Slam" e quais são as características de uma boa poesia para essa modalidade.

    Estação 2 - Criando a poesia

    Nesta estação, os alunos irão criar suas próprias poesias, utilizando como inspiração temas sugeridos pelo professor. O objetivo é que os alunos usem a criatividade e a imaginação para criar uma poesia que possa ser recitada de forma performática.

    Estação 3 - Treinando a performance

    Nesta estação, os alunos irão treinar a performance da poesia que criaram na estação anterior. O objetivo é que os alunos se sintam confortáveis em recitar a poesia de forma segura e confiante.


  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar a poesia criada pelos alunos. Avalie a apresentação e dê feedbacks para os estudantes.

  4. Etapa 4 - Roda de conversa

    Ao final da apresentação, conduza uma roda de conversa para discutir o que os alunos aprenderam sobre o "Slam" e a importância da expressão artística na vida das pessoas.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Encerre a atividade agradecendo a participação dos alunos e ressaltando a importância da expressão artística para a formação dos estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos;
  • Desenvolver a habilidade de leitura em voz alta e de expressão performática;
  • Promover a interação e a colaboração entre os estudantes;
  • Estimular a reflexão sobre a importância da expressão artística na vida das pessoas.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação da poesia;
  • Expressividade e fluência na performance da poesia;
  • Coerência entre a poesia criada e a técnica do "Slam";
  • Participação e colaboração nos grupos;
  • Reflexão sobre a importância da expressão artística.

Ações do professor

  • Introduzir o tema do "Slam" e explicar a dinâmica da aula;
  • Orientar os alunos na criação das poesias e na performance das mesmas;
  • Avaliar as apresentações e dar feedbacks para os estudantes;
  • Conduzir a roda de conversa ao final da aula;
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação das poesias em grupo;
  • Treinar a performance da poesia de forma segura e confiante;
  • Apresentar a poesia criada para a turma;
  • Participar da roda de conversa e contribuir com a discussão;
  • Refletir sobre a importância da expressão artística na vida das pessoas.