Aula sobre Slam

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Slam é uma competição de poesia que tem se popularizado em todo o mundo. Nela, os participantes recitam poemas autorais em um ambiente competitivo e emocionante. Nessa atividade, será trabalhada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos criam um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em ler em voz alta textos literários diversos, contar/recontar histórias e ler e/ou declamar poemas diversos. Para isso, os alunos irão aprender sobre o Slam e criar seus próprios poemas para participar de uma competição na sala de aula.

  1. Etapa 1 - Pré-atividade

    Antes do encontro presencial, envie aos alunos vídeos de apresentações de slams on-line. Peça que eles escolham uma performance que os tenha impactado. Eles deverão fazer uma reflexão escrita sobre a performance escolhida, destacando elementos como a mensagem transmitida, a expressividade do artista, o uso de recursos linguísticos e gestuais, além de suas próprias impressões e emoções despertadas.

  2. Etapa 2 - Introdução ao Slam

    Apresente o conceito de Slam e fale sobre a competição. Em seguida, apresente um vídeo com uma performance de Slam para ilustrar como é a competição e como os poetas se apresentam. Peça que os alunos compartilhem suas análises sobre a atividade feita antes do encontro presencial.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre o que acharam da performance apresentada e como se sentiram ao assistir. Guie a discussão para que os alunos possam expressar suas opiniões e sentimentos em relação ao Slam.

  4. Etapa 4 - Criação de poemas

    Os alunos irão criar seus próprios poemas, seguindo os modelos apresentados pelo professor. Eles irão trabalhar em grupos para compartilhar ideias e receber feedbacks.

  5. Etapa 5 - Ensaios das performances

    Os alunos irão ensaiar suas performances em grupos e poderão trocar feedbacks entre si. Oriente-os e ajude-os a aprimorar suas performances.

  6. Etapa 6 - Competição de Slam

    Os alunos irão se apresentar em uma competição de Slam na sala de aula. Eles irão usar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as performances uns dos outros e escolher um vencedor.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre o que aprenderam com a atividade e como se sentiram ao participar da competição de Slam.

  8. Etapa 8 - Produção de audiobooks

    Os alunos irão gravar suas performances em áudio e criar um audiobook com os poemas produzidos na atividade. Eles poderão usar recursos de edição de áudio para aprimorar a qualidade do audiobook.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em ler em voz alta textos literários diversos;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em contar/recontar histórias;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em ler e/ou declamar poemas diversos;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e dar feedbacks construtivos;
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do poema produzido;
  • Habilidade de expressão dos alunos ao recitar o poema;
  • Utilização dos recursos de voz e gestos para enriquecer a performance;
  • Capacidade de avaliar e dar feedbacks construtivos para os colegas;
  • Participação ativa em todas as etapas da atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de Slam e orientar os alunos na criação dos poemas;
  • Auxiliar os alunos na preparação das performances;
  • Orientar os alunos na utilização do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as performances dos colegas;
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos;
  • Dar feedbacks construtivos para os alunos durante todas as etapas da atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Trabalhar em cooperação na criação dos poemas;
  • Ensaiar suas performances e dar feedbacks construtivos aos colegas;
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as performances dos colegas;
  • Participar ativamente de todas as etapas da atividade.