Aula sobre Sobrevivencia Humana Fora Da Terra

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A humanidade sempre se questionou sobre a possibilidade de sobrevivência fora da Terra. Com o avanço da tecnologia, a exploração espacial se tornou uma realidade e, com isso, a necessidade de pensar em como a vida humana poderia ser sustentada em outros planetas. Nesta aula, os alunos são desafiados a pensar sobre as condições necessárias para a sobrevivência humana fora da Terra e gerar soluções para esse problema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Contextualize a temática da aula para os alunos. Após, apresente o problema: "Como garantir a sobrevivência humana fora da Terra, considerando as condições necessárias à vida, as características dos planetas e as distâncias e tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares?".

  2. Etapa 2 - Geração de hipóteses

    Divida os alunos em grupos e os oriente a gerar hipóteses sobre a sobrevivência humana fora da Terra. Peça que registrem suas ideias em cartolina ou folha sulfite.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos devem selecionar as alternativas mais viáveis para garantir a sobrevivência humana fora da Terra. Após a seleção, eles devem pesquisar sobre as alternativas selecionadas e suas possibilidades de aplicação.

  4. Etapa 4 - Formulação de soluções

    Com base nas informações coletadas, os grupos devem formular soluções para garantir a sobrevivência humana fora da Terra.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo deve criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  6. Etapa 6 - Apresentação das soluções

    Os grupos apresentam seus diários de bordo e suas soluções para a turma. Promova a interação e realização de perguntas sobre as ideias apresentadas.

  7. Etapa 7 - Finalização

    Estimule uma discussão com os alunos sobre as alternativas apresentadas. Por fim, faça uma síntese sobre as soluções propostas e, se necessário, fale sobre tópicos que não foram abordados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de seleção de argumentos com base em informações coletadas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas.
  • Desenvolver a comunicação e a participação em trabalhos em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade das hipóteses geradas.
  • Coerência e viabilidade das soluções apresentadas.

Ações do professor

  • Apresentar o problema e orientar os alunos na busca por soluções.
  • Promover a discussão em grupo.
  • Avaliar as soluções apresentadas e fornecer feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Pesquisar sobre as alternativas selecionadas.
  • Apresentar soluções coerentes e viáveis.