Aula sobre Sobrevivencia Humana Fora Da Terra

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Com o avanço da tecnologia, a exploração de outros planetas para a sobrevivência humana fora da Terra se tornou uma possibilidade, uma vez que o espaço pode oferecer novas oportunidades e descobertas.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema da aula e contextualize tópicos importantes para a compreensão. Após, divida a turma em grupos e peça para que cada grupo escolha um tópico para trabalhar.

    Os tópicos sugeridos são:

    \- Condições necessárias à vida;

    \- Características dos planetas;

    \- Distâncias envolvidas em viagens interplanetárias;

    \- Tempos envolvidos em viagens interplanetárias;

    \- Viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra.


  2. Etapa 2 - Esboçar

    Oriente os alunos para, em seus grupos,façam uma lista de perguntas e hipóteses sobre o tópico escolhido. As perguntas devem ser abertas e estimular a reflexão e a criatividade. Exemplo de perguntas:

    \- Quais são as principais características que um planeta precisa ter para ser habitável?

    \- Como a vida pode se adaptar a condições extremas, como a falta de água ou de oxigênio?

    \- Quais são as principais dificuldades enfrentadas em uma viagem interplanetária?

    \- Como a tecnologia pode ajudar na sobrevivência humana fora da Terra?


  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deve produzir três perguntas relevantes para o tópico escolhido. Peça para os alunos justificarem a escolha das perguntas e explicar por que elas são importantes.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base nas perguntas escolhidas, cada grupo deve criar um modelo que ajude a responder às perguntas. Os modelos podem ser desenhos, maquetes, apresentações de slides, entre outros.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos devem apresentar seus modelos para a turma e explicar como eles ajudam a responder às perguntas escolhidas. A turma deve avaliar os modelos e fazer perguntas para os grupos. Os grupos devem responder às perguntas e justificar as escolhas feitas. Estimule a participação dos alunos na discussão.

  6. Etapa 6 - Finalização

    Faça uma síntese sobre as apresentações, pontuando os temas abordados pelos alunos. Estimule a participação dos mesmos e dê um feedback para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e reflexão;
  • Estimular a criatividade e a imaginação;
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação.

Critérios de avaliação

  • Relevância das perguntas escolhidas;
  • Coerência e clareza dos modelos criados;
  • Capacidade de comunicação e apresentação dos grupos.

Ações do professor

  • Orientar os grupos na escolha dos tópicos;
  • Estimular a criatividade e a reflexão dos alunos;
  • Avaliar os modelos criados pelos grupos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para escolher as perguntas mais relevantes;
  • Criar as perguntas e hipóteses sobre o tópico escolhido;
  • Apresentar os modelos para a turma e responder às perguntas.