Aula sobre Sobrevivencia Humana Fora Da Terra

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A sobrevivência humana fora da Terra é um tema que sempre despertou curiosidade e que tem sido objeto de estudo e pesquisa há muitos anos. Com a crescente necessidade de explorar e colonizar outros planetas, torna-se cada vez mais importante entender as condições necessárias para a vida humana e como seria possível sobreviver em ambientes hostis e diferentes do nosso planeta de origem. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar esse tema por meio da metodologia ativa Design Thinking.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Sobrevivência humana fora da Terra" e explique os objetivos da aula, que são desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    O professor deve dividir a turma em grupos e fornecer a cada grupo um modelo de mapa de empatia. Cada grupo deve preencher o mapa com informações sobre as necessidades, desejos, dores e ganhos de uma pessoa hipotética que vive fora da Terra. Dê um nome para este ser humano e conte uma história fictícia de como ele foi para fora da Terra e que, ainda, existem bilhões de pessoas vivendo em condições extremas por aqui. Os campos do mapa de empatia são: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre as condições necessárias para a vida humana em outros planetas e como seria possível sobreviver em ambientes hostis e diferentes do nosso planeta de origem.

  4. Etapa 4 - Brainstorming

    Cada grupo deve discutir e fazer uma lista das condições necessárias para a sobrevivência humana fora da Terra e como elas podem ser alcançadas.

  5. Etapa 5 - Seleção de argumentos

    Cada grupo deve selecionar os melhores argumentos para defender a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos argumentos

    Cada grupo deve apresentar para a turma seu mapa de empatia, e, também, os argumentos pesquisados. Estimule a participação de todos e realize perguntas para instigar os alunos. Após, faça uma síntese do conteúdo abordado.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor deve avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios de avaliação definidos previamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração nos grupos.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos argumentos.

Ações do professor

  • Orientar os grupos durante a realização das atividades.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente e colaborar com o grupo.
  • Realizar a pesquisa e preencher o mapa de empatia.
  • Selecionar os melhores argumentos para defender a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra.
  • Apresentar os argumentos de forma clara e objetiva.