Aula sobre Sobrevivencia Humana Fora Da Terra
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A sobrevivência humana fora da Terra é um tema que desperta a curiosidade e o interesse de muitas pessoas, especialmente em um momento em que a exploração espacial está cada vez mais presente na mídia e na cultura popular. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar as condições necessárias à vida em outros planetas, as características dos planetas e as distâncias e tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada para que os alunos possam se aprofundar no tema e desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica.
Etapa 1 - Introdução
Antes da aula, disponibilize aos alunos um material de estudo sobre o tema, que pode ser um vídeo, um texto ou uma apresentação de slides. O material deverá conter informações sobre as condições necessárias à vida, as características dos planetas e as distâncias e tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.Etapa 2 - Criação da Dinâmica dos 3 Qs
Na sala de aula, os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal. O objetivo é que eles utilizem esse template como uma ferramenta de avaliação para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Troca de Informações
Em grupos, os alunos deverão discutir e selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.Etapa 4 - Apresentação dos Templates
Cada grupo deverá apresentar seus argumentos para a turma, que fará uma avaliação utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 5 - Discussão
Conduza uma discussão em sala de aula sobre os argumentos apresentados pelos grupos, incentivando os alunos a analisarem criticamente as informações e a desenvolverem habilidades de argumentação.Etapa 6 - Atividade Prática
Os alunos deverão escrever um texto sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, utilizando os argumentos discutidos em sala de aula.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os textos dos alunos utilizando os critérios definidos na seção 4.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica.
- Estimular a pesquisa e a busca por informações.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Coerência e clareza dos argumentos apresentados.
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Qualidade do texto produzido pelos alunos.
Ações do professor
- Disponibilizar material de estudo antes da aula.
- Conduzir a discussão em sala de aula.
- Avaliar os textos produzidos pelos alunos.
Ações do aluno
- Estudar o material disponibilizado antes da aula.
- Participar ativamente das discussões em grupo e em sala de aula.
- Produzir um texto sobre o tema.