Aula sobre Sobrevivencia Humana Fora Da Terra

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A sobrevivência humana fora da Terra é um tema que desperta a curiosidade e o interesse de muitas pessoas, especialmente em um momento em que a exploração espacial está cada vez mais presente na mídia e na cultura popular. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar as condições necessárias à vida em outros planetas, as características dos planetas e as distâncias e tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada para que os alunos possam se aprofundar no tema e desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Antes da aula, disponibilize aos alunos um material de estudo sobre o tema, que pode ser um vídeo, um texto ou uma apresentação de slides. O material deverá conter informações sobre as condições necessárias à vida, as características dos planetas e as distâncias e tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.

  2. Etapa 2 - Criação da Dinâmica dos 3 Qs

    Na sala de aula, os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal. O objetivo é que eles utilizem esse template como uma ferramenta de avaliação para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Troca de Informações

    Em grupos, os alunos deverão discutir e selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos Templates

    Cada grupo deverá apresentar seus argumentos para a turma, que fará uma avaliação utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Conduza uma discussão em sala de aula sobre os argumentos apresentados pelos grupos, incentivando os alunos a analisarem criticamente as informações e a desenvolverem habilidades de argumentação.

  6. Etapa 6 - Atividade Prática

    Os alunos deverão escrever um texto sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, utilizando os argumentos discutidos em sala de aula.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os textos dos alunos utilizando os critérios definidos na seção 4.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade do texto produzido pelos alunos.

Ações do professor

  • Disponibilizar material de estudo antes da aula.
  • Conduzir a discussão em sala de aula.
  • Avaliar os textos produzidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Estudar o material disponibilizado antes da aula.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e em sala de aula.
  • Produzir um texto sobre o tema.