Aula sobre Sol

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Inicie a aula perguntando aos alunos o que sabem sobre o Sol e o Sistema Solar. Utilize recursos analógicos, como cartazes e figuras, para ilustrar o tema. Explique que o Sol é uma estrela e que é responsável pela vida na Terra, além de ser o centro do Sistema Solar.

  1. Etapa 1 - Definição do projeto

    Divida a turma em grupos e explique que eles irão criar um diário de bordo sobre o tema. Cada grupo deve escolher um problema relacionado ao Sol e ao Sistema Solar, como por exemplo, a importância do Sol para a vida na Terra, a posição dos planetas em relação ao Sol, a existência de outros sistemas solares, entre outros.

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Cada grupo deve pesquisar informações e gerar alternativas para resolver o problema escolhido. Utilize recursos analógicos, como livros e enciclopédias, para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Solução

    Com base nas alternativas geradas, cada grupo deve escolher uma solução para o problema. Utilize recursos analógicos, como papel, canetas e lápis de cor, para que os alunos possam desenhar e ilustrar suas soluções.

  4. Etapa 4 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo deve criar um diário de bordo com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Utilize recursos analógicos, como folhas de papel e grampos, para criar o diário.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma. Utilize recursos analógicos, como um quadro ou lousa, para exibir as informações e ilustrações.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Ao final da aula, avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios definidos. Utilize recursos analógicos, como uma planilha ou caderno de notas, para registrar as notas e comentários.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica de informações.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolver problemas.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Qualidade das informações apresentadas no diário de bordo.
  • Criatividade na geração de alternativas e soluções para o problema escolhido.
  • Participação e colaboração no trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema utilizando recursos analógicos.
  • Orientar os alunos na escolha do problema e na geração de alternativas.
  • Auxiliar os alunos na criação do diário de bordo e na apresentação dos resultados.

Ações do aluno

  • Pesquisar informações sobre o tema utilizando recursos analógicos.
  • Trabalhar em grupo na definição do problema, geração de alternativas e solução.
  • Criar o diário de bordo e apresentar os resultados para a turma.