Aula sobre Sol

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O Sol é uma estrela que está localizada no centro do nosso Sistema Solar. É responsável por fornecer a luz e o calor que sustentam a vida na Terra. Os estudantes provavelmente já sabem muito sobre o Sol, mas nesta aula eles irão aprofundar seus conhecimentos sobre sua composição e estrutura, bem como a localização do Sistema Solar na Via Láctea e no Universo. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada, permitindo que os alunos criem um diário de bordo em grupo, onde poderão registrar suas ideias e soluções para os problemas apresentados. Essa atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em compreender melhor o nosso Sistema Solar e sua posição no Universo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve introdução sobre o Sol e sua importância para a vida na Terra. Em seguida, apresente o objetivo da aula e a metodologia que será utilizada.

  2. Etapa 2 - Composição e estrutura do Sistema Solar

    Os alunos irão pesquisar e discutir em grupo sobre a composição e estrutura do Sistema Solar, incluindo o Sol, os planetas rochosos, os planetas gigantes gasosos e os corpos menores. Cada grupo irá registrar suas ideias em um diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Localização do Sistema Solar na Via Láctea

    Os alunos irão pesquisar e discutir em grupo sobre a localização do Sistema Solar na Via Láctea. Cada grupo irá registrar suas ideias em um diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Localização da Via Láctea no Universo

    Os alunos irão pesquisar e discutir em grupo sobre a localização da Via Láctea no Universo. Cada grupo irá registrar suas ideias em um diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Problema, Geração de Alternativas e Solução

    Os alunos irão trabalhar em grupo para criar um problema relacionado ao tema da aula e registrar em seu diário de bordo. Em seguida, irão gerar alternativas para resolver o problema e escolher a melhor solução. Cada grupo irá registrar suas ideias em um diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, mostrando suas ideias e soluções para o problema apresentado.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula com uma breve conclusão sobre o que foi aprendido e como a metodologia Cultura Maker pode ser aplicada em outras aulas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender a composição e a estrutura do Sistema Solar.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender a localização do Sistema Solar na Via Láctea e no Universo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e gerar soluções criativas para problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade das ideias e soluções apresentadas no diário de bordo.
  • Clareza e organização na apresentação do diário de bordo.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Orientar os alunos na pesquisa e discussão sobre o tema.
  • Acompanhar o desenvolvimento dos diários de bordo e fornecer feedback aos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Pesquisar e discutir sobre o tema em grupo.
  • Criar um diário de bordo com ideias e soluções para problemas relacionados ao tema.