Aula sobre Sol

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O Sol é uma estrela que está bem próxima de nós, é a fonte de energia que mantém a vida na Terra. Além disso, ele é responsável pelo clima, pela fotossíntese das plantas e por muitos outros fenômenos naturais. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a composição e a estrutura do Sistema Solar, a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões). Utilizando a metodologia ativa Ensino Híbrido, os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Isso permitirá que eles desenvolvam habilidades de pesquisa, organização e análise crítica de informações.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o tema e os objetivos da aula. Os alunos farão o check-in em seus templates de registro de aprendizagem, respondendo a perguntas como: "O que eu já sei sobre o Sol e o Sistema Solar?" e "O que eu espero aprender nesta aula?".

  2. Etapa 2 - Vídeo explicativo

    Exiba um vídeo explicativo sobre o Sol e o Sistema Solar. Os alunos farão anotações em seus templates de registro de aprendizagem, destacando as informações mais importantes.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e pesquisarão sobre os planetas rochosos, os planetas gigantes gasosos e os corpos menores do Sistema Solar. Cada grupo terá que preencher um quadro com informações sobre cada um desses elementos. Forneça algumas fontes de pesquisa.

  4. Etapa 4 - Apresentação em grupo

    Cada grupo apresentará suas informações para a turma. Os alunos farão anotações em seus templates de registro de aprendizagem, destacando as informações mais importantes.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão sobre a localização do Sistema Solar na Via Láctea e no Universo. Os alunos farão anotações em seus templates de registro de aprendizagem, destacando as informações mais importantes.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos farão o check-out em seus templates de registro de aprendizagem, respondendo a perguntas como: "O que eu aprendi nesta aula?" e "O que eu ainda tenho dúvidas sobre o tema?".

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Proponha uma tarefa de casa, como a criação de um desenho ou maquete do Sistema Solar.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa, organização e análise crítica de informações.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Promover a compreensão da importância do Sol e do Sistema Solar para a vida na Terra.
  • Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade das informações apresentadas no quadro de pesquisa.
  • Clareza e objetividade na apresentação oral.
  • Qualidade das anotações no template de registro de aprendizagem.
  • Cumprimento da tarefa de casa (opcional).

Ações do professor

  • Preparar o material didático (vídeo explicativo, quadro de pesquisa, fontes de pesquisa).
  • Orientar os alunos na pesquisa e na organização das informações.
  • Conduzir a discussão sobre a localização do Sistema Solar na Via Láctea e no Universo.
  • Avaliar as atividades dos alunos e fornecer feedbacks.
  • Propor uma tarefa de casa (opcional).

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Pesquisar e organizar as informações sobre os planetas rochosos, os planetas gigantes gasosos e os corpos menores do Sistema Solar.
  • Apresentar as informações de forma clara e objetiva.
  • Fazer anotações no template de registro de aprendizagem.
  • Realizar a tarefa de casa (opcional).