Aula sobre Sol
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O Sol é uma estrela que está bem próxima de nós, é a fonte de energia que mantém a vida na Terra. Além disso, ele é responsável pelo clima, pela fotossíntese das plantas e por muitos outros fenômenos naturais. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a composição e a estrutura do Sistema Solar, a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões). Utilizando a metodologia ativa Ensino Híbrido, os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Isso permitirá que eles desenvolvam habilidades de pesquisa, organização e análise crítica de informações.
Etapa 1 - Check-in
Apresente o tema e os objetivos da aula. Os alunos farão o check-in em seus templates de registro de aprendizagem, respondendo a perguntas como: "O que eu já sei sobre o Sol e o Sistema Solar?" e "O que eu espero aprender nesta aula?".Etapa 2 - Vídeo explicativo
Exiba um vídeo explicativo sobre o Sol e o Sistema Solar. Os alunos farão anotações em seus templates de registro de aprendizagem, destacando as informações mais importantes.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e pesquisarão sobre os planetas rochosos, os planetas gigantes gasosos e os corpos menores do Sistema Solar. Cada grupo terá que preencher um quadro com informações sobre cada um desses elementos. Forneça algumas fontes de pesquisa.Etapa 4 - Apresentação em grupo
Cada grupo apresentará suas informações para a turma. Os alunos farão anotações em seus templates de registro de aprendizagem, destacando as informações mais importantes.Etapa 5 - Discussão em grupo
Conduza uma discussão sobre a localização do Sistema Solar na Via Láctea e no Universo. Os alunos farão anotações em seus templates de registro de aprendizagem, destacando as informações mais importantes.Etapa 6 - Check-out
Os alunos farão o check-out em seus templates de registro de aprendizagem, respondendo a perguntas como: "O que eu aprendi nesta aula?" e "O que eu ainda tenho dúvidas sobre o tema?".Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)
Proponha uma tarefa de casa, como a criação de um desenho ou maquete do Sistema Solar.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa, organização e análise crítica de informações.
- Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
- Promover a compreensão da importância do Sol e do Sistema Solar para a vida na Terra.
- Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Qualidade das informações apresentadas no quadro de pesquisa.
- Clareza e objetividade na apresentação oral.
- Qualidade das anotações no template de registro de aprendizagem.
- Cumprimento da tarefa de casa (opcional).
Ações do professor
- Preparar o material didático (vídeo explicativo, quadro de pesquisa, fontes de pesquisa).
- Orientar os alunos na pesquisa e na organização das informações.
- Conduzir a discussão sobre a localização do Sistema Solar na Via Láctea e no Universo.
- Avaliar as atividades dos alunos e fornecer feedbacks.
- Propor uma tarefa de casa (opcional).
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Pesquisar e organizar as informações sobre os planetas rochosos, os planetas gigantes gasosos e os corpos menores do Sistema Solar.
- Apresentar as informações de forma clara e objetiva.
- Fazer anotações no template de registro de aprendizagem.
- Realizar a tarefa de casa (opcional).