Aula sobre Sol
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Objetivo:
Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).".
A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual é utilizada a dinâmica de jogos. Estruture uma dinâmica pensando em gerar o maior engajamento possível. Para isso é necessário criar objetivos, identificar os desafios, separar em níveis de dificuldades, pensar em um sistema de recompensas e feedbacks visando a motivação. A avaliação poderá ser feita através de um mapa de registro ou um formulário Google Gamificado.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explicar a metodologia ativa Gamificação. Será apresentado o objetivo da atividade e as regras do jogo de tabuleiro que os alunos irão criar.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo irá escolher um nome e um líder.Etapa 3 - Criação do jogo de tabuleiro
Cada grupo irá criar seu próprio jogo de tabuleiro sobre o tema "Sol". O jogo deve conter um dado, pinos, cards de perguntas e ações, e um tabuleiro com 51 casas para desenvolver o tema e seus subtópicos. Disponibilize materiais como cartolinas, lápis de cor, canetas, tesouras, cola, entre outros.Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo
Cada grupo irá desenvolver o jogo de tabuleiro, criando as perguntas e ações que irão compor o jogo. Auxilie os alunos na elaboração das perguntas e ações, garantindo que estejam adequadas ao objetivo da atividade.Etapa 5 - Teste dos jogos
Cada grupo irá testar o jogo criado pelos demais grupos. Acompanhe os testes e avalie a qualidade do jogo e a adequação das perguntas e ações.Etapa 6 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar o seu jogo de tabuleiro para a turma. Avalie a qualidade da apresentação e a adequação do jogo ao objetivo da atividade.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma reflexão sobre a atividade, destacando a importância do estudo do Sol e do Sistema Solar. Será realizada uma avaliação da atividade, com a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Estimular o aprendizado por meio da metodologia ativa Gamificação.
- Desenvolver a habilidade de descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar.
Critérios de avaliação
- Qualidade do jogo criado pelo grupo.
- Adequação das perguntas e ações ao objetivo da atividade.
- Qualidade da apresentação do jogo.
- Participação e engajamento dos alunos na atividade.
- Habilidade em descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar.
Ações do professor
- Explicar a metodologia ativa Gamificação.
- Auxiliar os alunos na elaboração das perguntas e ações.
- Avaliar a qualidade dos jogos e das apresentações.
- Fazer a reflexão sobre a atividade.
- Realizar a avaliação da atividade.
Ações do aluno
- Criar o jogo de tabuleiro.
- Elaborar as perguntas e ações do jogo.
- Testar os jogos criados pelos demais grupos.
- Apresentar o jogo criado pelo grupo.
- Participar da reflexão e avaliação da atividade.