Aula sobre Sol

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A aula sobre "Sol" é uma das mais importantes do ensino de Ciências no 9º ano do ensino fundamental. O Sol é a estrela central do Sistema Solar e é responsável por fornecer a luz e o calor que sustentam a vida na Terra. Além disso, o estudo do Sol e do Sistema Solar é fundamental para o entendimento da astronomia e da física.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em "Descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).".

A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual é utilizada a dinâmica de jogos. Estruture uma dinâmica pensando em gerar o maior engajamento possível. Para isso é necessário criar objetivos, identificar os desafios, separar em níveis de dificuldades, pensar em um sistema de recompensas e feedbacks visando a motivação. A avaliação poderá ser feita através de um mapa de registro ou um formulário Google Gamificado.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explicar a metodologia ativa Gamificação. Será apresentado o objetivo da atividade e as regras do jogo de tabuleiro que os alunos irão criar.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo irá escolher um nome e um líder.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo de tabuleiro

    Cada grupo irá criar seu próprio jogo de tabuleiro sobre o tema "Sol". O jogo deve conter um dado, pinos, cards de perguntas e ações, e um tabuleiro com 51 casas para desenvolver o tema e seus subtópicos. Disponibilize materiais como cartolinas, lápis de cor, canetas, tesouras, cola, entre outros.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do jogo

    Cada grupo irá desenvolver o jogo de tabuleiro, criando as perguntas e ações que irão compor o jogo. Auxilie os alunos na elaboração das perguntas e ações, garantindo que estejam adequadas ao objetivo da atividade.

  5. Etapa 5 - Teste dos jogos

    Cada grupo irá testar o jogo criado pelos demais grupos. Acompanhe os testes e avalie a qualidade do jogo e a adequação das perguntas e ações.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o seu jogo de tabuleiro para a turma. Avalie a qualidade da apresentação e a adequação do jogo ao objetivo da atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma reflexão sobre a atividade, destacando a importância do estudo do Sol e do Sistema Solar. Será realizada uma avaliação da atividade, com a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Estimular o aprendizado por meio da metodologia ativa Gamificação.
  • Desenvolver a habilidade de descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do jogo criado pelo grupo.
  • Adequação das perguntas e ações ao objetivo da atividade.
  • Qualidade da apresentação do jogo.
  • Participação e engajamento dos alunos na atividade.
  • Habilidade em descrever a composição e a estrutura do Sistema Solar.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia ativa Gamificação.
  • Auxiliar os alunos na elaboração das perguntas e ações.
  • Avaliar a qualidade dos jogos e das apresentações.
  • Fazer a reflexão sobre a atividade.
  • Realizar a avaliação da atividade.

Ações do aluno

  • Criar o jogo de tabuleiro.
  • Elaborar as perguntas e ações do jogo.
  • Testar os jogos criados pelos demais grupos.
  • Apresentar o jogo criado pelo grupo.
  • Participar da reflexão e avaliação da atividade.