Aula sobre Sol
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O Sol é uma estrela que está localizada no centro do Sistema Solar e é responsável pela luz e pelo calor que chegam até a Terra. O estudo do Sol e do Sistema Solar é importante para entendermos a nossa posição no Universo e como a Terra é afetada pelas atividades solares. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam desenvolver habilidades de escrita e compreensão sobre a composição e a estrutura do Sistema Solar, bem como sua localização na Via Láctea e no Universo.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para que possam criar um template de avaliação por rúbrica.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos discutirão em grupo sobre os critérios que devem ser incluídos na rúbrica. Oriente os alunos e esclareça dúvidas.Etapa 3 - Criação da rúbrica
Cada grupo criará sua rúbrica com os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar a composição e a estrutura do Sistema Solar, bem como a localização do Sistema Solar na Via Láctea e no Universo.Etapa 4 - Debate
Cada grupo apresentará sua rúbrica e os critérios escolhidos para avaliação. Os alunos debaterão sobre as diferenças e semelhanças entre as rúbricas.Etapa 5 - Escrita
Os alunos deverão escrever um texto sobre a composição e a estrutura do Sistema Solar, bem como a localização do Sistema Solar na Via Láctea e no Universo, utilizando como base a rúbrica criada pelo grupo.Etapa 6 - Avaliação
Avalie os textos dos alunos utilizando a rúbrica criada pelos grupos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão da aula e uma reflexão sobre a metodologia utilizada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de escrita e compreensão sobre o Sistema Solar.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
- Desenvolver habilidades de debate e argumentação.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos conceitos sobre a composição e a estrutura do Sistema Solar.
- Compreensão sobre a localização do Sistema Solar na Via Láctea e no Universo.
- Utilização de argumentos coerentes e bem fundamentados.
- Coesão e coerência do texto.
- Ortografia e gramática corretas.
Ações do professor
- Explicar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
- Orientar os alunos na criação da rúbrica.
- Esclarecer dúvidas e estimular o debate.
- Avaliar os textos dos alunos utilizando a rúbrica criada pelos grupos.
- Fazer uma conclusão da aula e uma reflexão sobre a metodologia utilizada.
Ações do aluno
- Discutir em grupo sobre os critérios que devem ser incluídos na rúbrica.
- Criar uma rúbrica com os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar a composição e a estrutura do Sistema Solar, bem como a localização do Sistema Solar na Via Láctea e no Universo.
- Escrever um texto sobre o Sistema Solar utilizando como base a rúbrica criada pelo grupo.
- Participar do debate e argumentar sobre as diferenças e semelhanças entre as rúbricas.
- Refletir sobre a metodologia utilizada e a importância do estudo do Sistema Solar.