Aula sobre Sol

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Sol é uma estrela que está localizada no centro do Sistema Solar e é responsável pela luz e pelo calor que chegam até a Terra. O estudo do Sol e do Sistema Solar é importante para entendermos a nossa posição no Universo e como a Terra é afetada pelas atividades solares. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam desenvolver habilidades de escrita e compreensão sobre a composição e a estrutura do Sistema Solar, bem como sua localização na Via Láctea e no Universo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para que possam criar um template de avaliação por rúbrica.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre os critérios que devem ser incluídos na rúbrica. Oriente os alunos e esclareça dúvidas.

  3. Etapa 3 - Criação da rúbrica

    Cada grupo criará sua rúbrica com os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar a composição e a estrutura do Sistema Solar, bem como a localização do Sistema Solar na Via Láctea e no Universo.

  4. Etapa 4 - Debate

    Cada grupo apresentará sua rúbrica e os critérios escolhidos para avaliação. Os alunos debaterão sobre as diferenças e semelhanças entre as rúbricas.

  5. Etapa 5 - Escrita

    Os alunos deverão escrever um texto sobre a composição e a estrutura do Sistema Solar, bem como a localização do Sistema Solar na Via Láctea e no Universo, utilizando como base a rúbrica criada pelo grupo.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie os textos dos alunos utilizando a rúbrica criada pelos grupos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão da aula e uma reflexão sobre a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de escrita e compreensão sobre o Sistema Solar.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver habilidades de debate e argumentação.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos sobre a composição e a estrutura do Sistema Solar.
  • Compreensão sobre a localização do Sistema Solar na Via Láctea e no Universo.
  • Utilização de argumentos coerentes e bem fundamentados.
  • Coesão e coerência do texto.
  • Ortografia e gramática corretas.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Orientar os alunos na criação da rúbrica.
  • Esclarecer dúvidas e estimular o debate.
  • Avaliar os textos dos alunos utilizando a rúbrica criada pelos grupos.
  • Fazer uma conclusão da aula e uma reflexão sobre a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo sobre os critérios que devem ser incluídos na rúbrica.
  • Criar uma rúbrica com os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar a composição e a estrutura do Sistema Solar, bem como a localização do Sistema Solar na Via Láctea e no Universo.
  • Escrever um texto sobre o Sistema Solar utilizando como base a rúbrica criada pelo grupo.
  • Participar do debate e argumentar sobre as diferenças e semelhanças entre as rúbricas.
  • Refletir sobre a metodologia utilizada e a importância do estudo do Sistema Solar.