Aula sobre Solos E Sua Utilizacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Os solos são uma parte importante do nosso planeta, responsáveis por fornecer nutrientes para as plantas e, consequentemente, para a alimentação humana. Além disso, os solos também são utilizados em atividades econômicas, como a agricultura e a mineração. Nesta aula, vamos aprender sobre os diferentes tipos de solos e como eles são utilizados. Vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares para que os alunos possam aprender de forma colaborativa e participativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da aula. Utilize uma apresentação em slides ou um vídeo para introduzir o assunto. Faça uma roda de conversa com os alunos para levantar o que já sabem e o que entenderam sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em duplas ou trios. Cada grupo irá discutir sobre um tipo de solo (arenoso, argiloso, calcário, etc.) e suas características. Disponibilize materiais de apoio, como livros e artigos, para auxiliar na discussão.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação por pares

    Cada grupo irá criar um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os alunos irão preencher o modelo com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada dupla ou trio irá apresentar suas discussões e irão avaliar a apresentação utilizando o modelo de avaliação criado. Organize o tempo das apresentações.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de utilização dos solos, como a agricultura e a mineração. Estimule os alunos a fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os exemplos apresentados.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e comunicação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e os objetivos da aula.
  • Disponibilizar materiais de apoio para os grupos.
  • Apresentar exemplos práticos de utilização dos solos.
  • Avaliar as apresentações dos grupos utilizando o modelo criado.
  • Fazer uma breve conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo as características dos tipos de solo.
  • Criar um modelo de avaliação por pares.
  • Apresentar as discussões e o modelo de avaliação por pares criado.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos utilizando o modelo criado.
  • Fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os exemplos práticos apresentados pelo professor.