Aula sobre Solos E Sua Utilizacao

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O solo é um recurso natural essencial para a vida na Terra. É a base para a produção de alimentos e para a manutenção da biodiversidade. Nesta aula, vamos aprender sobre os diferentes tipos de solo e como eles são utilizados. Também vamos utilizar a metodologia ativa Cultura Maker para criar um diário de bordo em grupo, que ajudará a desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais. Para tornar o tema mais próximo da realidade dos estudantes, podemos citar exemplos como a agricultura familiar, a construção civil e a mineração, que dependem do solo para existir.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Solos e sua utilização" e faça uma breve contextualização sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre a importância do solo e as diferentes formas de utilização.

  3. Etapa 3 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo irá criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, utilizando a metodologia Cultura Maker. Organize os materiais como necessários.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo apresentará seu diário de bordo para a turma, explicando o problema identificado, as alternativas geradas e a solução escolhida. Organize o tempo das apresentações.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como o solo é utilizado na agricultura, construção civil e mineração.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre os exemplos apresentados e como eles estão relacionados com os diferentes tipos de solo.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e incentive os alunos a continuarem explorando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a reflexão sobre a importância do solo para a vida na Terra.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Criatividade na criação do diário de bordo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do diário de bordo.
  • Participação na discussão sobre os exemplos práticos apresentados.
  • Compreensão da importância do solo para a vida na Terra.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do diário de bordo.
  • Apresentar exemplos práticos para ilustrar o tema.
  • Estimular a reflexão sobre a importância do solo para a vida na Terra.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Utilizar a criatividade na criação do diário de bordo.
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva.
  • Participar da discussão sobre os exemplos práticos apresentados.
  • Refletir sobre a importância do solo para a vida na Terra.