Aula sobre Solos E Sua Utilizacao
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
O solo é um recurso natural essencial para a vida na Terra. É a base para a produção de alimentos e para a manutenção da biodiversidade. Nesta aula, vamos aprender sobre os diferentes tipos de solo e como eles são utilizados. Também vamos utilizar a metodologia ativa Cultura Maker para criar um diário de bordo em grupo, que ajudará a desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais. Para tornar o tema mais próximo da realidade dos estudantes, podemos citar exemplos como a agricultura familiar, a construção civil e a mineração, que dependem do solo para existir.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Solos e sua utilização" e faça uma breve contextualização sobre o assunto.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre a importância do solo e as diferentes formas de utilização.Etapa 3 - Criação do diário de bordo
Cada grupo irá criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, utilizando a metodologia Cultura Maker. Organize os materiais como necessários.Etapa 4 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo apresentará seu diário de bordo para a turma, explicando o problema identificado, as alternativas geradas e a solução escolhida. Organize o tempo das apresentações.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como o solo é utilizado na agricultura, construção civil e mineração.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre os exemplos apresentados e como eles estão relacionados com os diferentes tipos de solo.Etapa 7 - Encerramento
Faça um breve resumo da aula e incentive os alunos a continuarem explorando o tema em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Incentivar a reflexão sobre a importância do solo para a vida na Terra.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Criatividade na criação do diário de bordo.
- Clareza e objetividade na apresentação do diário de bordo.
- Participação na discussão sobre os exemplos práticos apresentados.
- Compreensão da importância do solo para a vida na Terra.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Orientar os alunos na criação do diário de bordo.
- Apresentar exemplos práticos para ilustrar o tema.
- Estimular a reflexão sobre a importância do solo para a vida na Terra.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Utilizar a criatividade na criação do diário de bordo.
- Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva.
- Participar da discussão sobre os exemplos práticos apresentados.
- Refletir sobre a importância do solo para a vida na Terra.