Aula sobre Solos E Sua Utilizacao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula sobre "Solos e sua utilização" é importante para que os estudantes compreendam a relação entre os diferentes tipos de solos, o clima, o relevo e as formações vegetais. Além disso, é fundamental que os alunos entendam a importância do solo para a agricultura e para a vida humana, em geral. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os estudantes possam desenvolver a habilidade de relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais. Para isso, os alunos criarão um mapa de empatia para entender como as diferentes características do solo podem afetar a vida das pessoas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula explicando o que é solo e sua importância para a vida humana. Em seguida, apresente os diferentes tipos de solos e suas características. Utilize slides, vídeos e amostras de solos para ilustrar o tema.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" relacionados ao tema "Solos e sua utilização". Explique o preenchimento e a utilização de diferentes personas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações coletadas no mapa de empatia. Oriente a discussão, incentivando a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da discussão em forma de um painel com as informações mais relevantes sobre o tema "Solos e sua utilização".

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como os diferentes tipos de solos podem afetar a vida das pessoas. Mostre como o solo é importante para a agricultura, como a erosão do solo pode causar problemas ambientais, entre outros exemplos.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Os alunos irão aplicar o conhecimento adquirido na aula em uma atividade prática. Faça umaatividade para analisar a infiltração e o escoamento em diferentes tipos de solo, por exemplo.

  7. Etapa 7 - Síntese da aula

    Faça uma síntese da aula, reforçando os conceitos aprendidos e as habilidades desenvolvidas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos;
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e de se comunicar de forma efetiva;
  • Estimular o pensamento crítico e reflexivo dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo;
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos;
  • Qualidade da apresentação dos resultados da discussão em grupo;
  • Participação dos alunos na atividade prática;
  • Compreensão dos conceitos apresentados pelo professor.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Orientar a criação do mapa de empatia pelos alunos;
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo;
  • Apresentar exemplos práticos relacionados ao tema;
  • Orientar a atividade prática.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia;
  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Apresentar os resultados da discussão em grupo;
  • Participar da atividade prática;
  • Demonstrar compreensão dos conceitos apresentados pelo professor.