Aula sobre Solos E Sua Utilizacao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O solo é um recurso natural fundamental para a vida no planeta Terra, pois é a base para a produção de alimentos e para a manutenção dos ecossistemas. Nesta aula, vamos aprender sobre os diferentes tipos de solo e sua utilização. Vamos entender como o clima, o relevo e a vegetação influenciam na formação do solo e como a utilização inadequada pode prejudicar o meio ambiente. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão responsáveis por pesquisar e criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - - Antes da aula

    Organize um material de estudo e disponibilize previamente para os alunos.Eles irão responder a um questionário online para verificar o conhecimento prévio sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Verificação da aprendizagem

    Apresente o tema e explique a importância do solo para o meio ambiente e para a produção de alimentos. Utilize amostras de solos com diferentes características e explique sua utilização. Faça uma roda de conversa sobre a atividade realizada em casa.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em sala

    Os alunos irão pesquisar sobre os diferentes tipos de solo, como são formados e sua utilização. Eles também irão pesquisar sobre as relações entre clima, tipos de rochas e vegetação na formação do solo.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Esse modelo será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Oriente a criação dos modelos.

  5. Etapa 5 - Apresentação da pesquisa

    Os alunos irão apresentar os resultados da pesquisa e utilizar seus modelos do 3Qs para avaliaram a atividade.

  6. Etapa 6 - Erosão

    Apresente exemplos práticos de utilização inadequada do solo, como a erosão e o desmatamento. Faça uma discussão sobre as consequências dessas práticas para o meio ambiente e para a produção de alimentos.

  7. Etapa 7 - Debate em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir a importância da preservação do solo e como podemos utilizar o solo de forma sustentável. Estimule a participação de todos.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância da preservação do solo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação do estudante sobre a atividade.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa em casa.
  • Criatividade na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação na apresentação dos modelos.
  • Participação no debate em grupo.
  • Compreensão do tema e das consequências da utilização inadequada do solo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os exemplos práticos.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Fazer a conclusão e reforçar a importância da preservação do solo.
  • Acompanhar a criação dos modelos de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Mediar o debate em grupo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os diferentes tipos de solo, como são formados e sua utilização.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para a turma.
  • Participar do debate em grupo.
  • Compreender a importância da preservação do solo e como podemos utilizá-lo de forma sustentável.