Aula sobre Solsticios E Equinocios

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Nesta aula, os estudantes irão aprender sobre solstícios e equinócios, fenômenos astronômicos que ocorrem na Terra. Esses eventos estão relacionados aos movimentos de rotação e translação da Terra e à inclinação do seu eixo em relação à sua órbita. Para tornar o aprendizado mais envolvente, os estudantes irão trabalhar em grupos e criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário de bordo será uma forma de registrar as descobertas e conclusões alcançadas durante a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e seus objetivos. Em seguida, deve fazer uma breve revisão sobre os movimentos de rotação e translação da Terra e a inclinação do seu eixo. Utilize recursos visuais para auxiliar na explicação.

  2. Etapa 2 - Apresentação do problema

    Apresente um problema relacionado ao tema para os estudantes. Por exemplo: "Por que as estações do ano são diferentes em cada hemisfério da Terra?" Os estudantes devem discutir em grupo possíveis explicações para o problema.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Os estudantes devem trabalhar em grupo para gerar alternativas e hipóteses para o problema apresentado. Oriente os grupos e incentive a criatividade na geração de ideias.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos devem apresentar suas soluções e hipóteses para o problema. Incentive a discussão e o debate entre os grupos, para que todos possam aprender com as diferentes perspectivas apresentadas.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    Os estudantes devem criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário de bordo deve ser uma forma de registrar as descobertas e conclusões alcançadas durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Os grupos devem apresentar seus diários de bordo para a turma, compartilhando as descobertas e conclusões alcançadas durante a atividade.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e a atividade realizada, reforçando os principais conceitos aprendidos pelos estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração dos estudantes na geração de ideias e soluções para o problema apresentado.
  • Desenvolver a habilidade dos estudantes em registrar e comunicar suas descobertas e conclusões de forma clara e organizada.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos estudantes nas discussões em grupo.
  • Criatividade e originalidade na geração de ideias e soluções para o problema apresentado.
  • Qualidade do diário de bordo, incluindo clareza na comunicação das descobertas e conclusões alcançadas.

Ações do professor

  • Orientar e incentivar a participação ativa dos estudantes nas discussões em grupo.
  • Estimular a criatividade e a originalidade na geração de ideias e soluções para o problema apresentado.
  • Auxiliar os estudantes na criação do diário de bordo e na comunicação clara e organizada das descobertas e conclusões alcançadas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Contribuir com ideias criativas e originais para a solução do problema apresentado.
  • Registrar de forma clara e organizada as descobertas e conclusões alcançadas no diário de bordo.