Aula sobre Solsticios E Equinocios

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre Solstícios e Equinócios. Explique que são fenômenos astronômicos que ocorrem na Terra e que estão relacionados à inclinação do eixo terrestre e à sua órbita ao redor do Sol. Apresente exemplos de como esses fenômenos são percebidos na natureza, como a mudança de estações do ano e a posição do Sol no horizonte.

  1. Etapa 1 - Apresentação do projeto

    Explique aos alunos que eles irão criar um diário de bordo sobre Solstícios e Equinócios em grupo. Apresente problemas relacionados ao tema para que os alunos possam propor soluções criativas. Dica: notícias de jornais e revistas são bem quistas.

    Dica 2: e se o Brasil vivesse um eterno solstício? O que mudaria em nosso cotidiano? Interessante para extrapolar as diferenças vividas em um dia de solstício ou equinócio.


  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de até 5 alunos, incentivando a diversidade de perfis e habilidades;

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deverá escolher um problema relacionado ao tema. Incentive a criatividade e a originalidade na escolha do problema;

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Cada grupo deverá propor diversas alternativas para solucionar o problema escolhido. Incentive a utilização de desenhos, maquetes e objetos do cotidiano;

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo deverá escolher a melhor alternativa para solucionar o problema e apresentá-la ao restante da turma;

  6. Etapa 6 - Criação do diário de bordo

    Com base na solução escolhida, cada grupo deverá criar um diário de bordo contendo informações sobre o problema, as alternativas geradas e a solução escolhida. Incentive a utilização de colagens, desenhos e escrita à mão;

  7. Etapa 7 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deverá apresentar seu diário de bordo ao restante da turma, explicando o problema escolhido, as alternativas geradas e a solução escolhida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de representar os movimentos de rotação e translação da Terra;
  • Analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano;
  • Desenvolver a criatividade na resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade;
  • Criatividade na escolha do problema e na proposição de alternativas;
  • Coerência na escolha da solução;
  • Qualidade do diário de bordo;
  • Clareza e objetividade na apresentação.

Ações do professor

  • Explicar o tema de forma clara e objetiva;
  • Estimular a participação dos alunos;
  • Orientar os grupos na escolha do problema e na geração de alternativas;
  • Avaliar os diários de bordo e as apresentações;
  • Promover a reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade;
  • Escolher um problema relacionado ao tema e propor soluções criativas;
  • Trabalhar em grupo e dividir tarefas;
  • Criar um diário de bordo com qualidade e originalidade;
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva.