Aula sobre Solsticios E Equinocios
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
- Inicie a aula explicando o que são solstícios e equinócios, suas diferenças e importância na determinação das estações do ano.
- Apresente exemplos práticos do cotidiano que demonstrem a influência desses fenômenos na vida das pessoas, como plantações, atividades esportivas, entre outros.
Etapa 1 - Empatia
\- Peça para os alunos criarem um mapa de empatia sobre o tema, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".\- Explique que o objetivo é entender como as pessoas se relacionam e percebem os solstícios e equinócios. Quais são os ônus e bônus para as pessoas nesses dias específicos.
Etapa 2 - Definição do problema
\- Com base nas informações coletadas no mapa de empatia, peça para os alunos definirem qual é o problema relacionado ao tema que eles gostariam de resolver.Etapa 3 - Ideação
\- Incentive os alunos a pensarem em soluções criativas e inovadoras para o problema definido.Como solucionar os ônus pensados na etapa 1.Etapa 4 - Prototipação
\- Com base nas ideias geradas na etapa anterior, os alunos devem criar um modelo tridimensional que represente os movimentos de rotação e translação da Terra e a inclinação do eixo de rotação em relação à sua órbita.Etapa 5 - Teste
\- Os alunos devem testar o modelo criado e analisar como ele representa os solstícios e equinócios e como eles afetam as estações do ano.Etapa 6 - Avaliação
\- Os alunos devem avaliar o modelo criado e identificar pontos positivos e negativos.Etapa 7 - Implementação
\- Os alunos devem apresentar o modelo criado para a turma e explicar como ele representa os movimentos da Terra e a influência dos solstícios e equinócios nas estações do ano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de representar os movimentos de rotação e translação da Terra.
- Analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
Critérios de avaliação
- Capacidade de representar os movimentos da Terra de forma tridimensional.
- Capacidade de explicar a influência dos solstícios e equinócios nas estações do ano.
- Originalidade e criatividade na criação do modelo.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
- Auxiliar os alunos na definição do problema e na geração de ideias.
- Orientar os alunos na prototipação e teste do modelo.
Ações do aluno
- Criar o mapa de empatia.
- Definir o problema relacionado ao tema.
- Criar um modelo tridimensional que represente os movimentos da Terra e a influência dos solstícios e equinócios nas estações do ano.