Aula sobre Solsticios E Equinocios

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Solstícios e equinócios são eventos astronômicos que ocorrem durante o ano e que influenciam diretamente as estações do ano. Eles são importantes para entendermos os movimentos da Terra e sua relação com o Sol. Durante o solstício de verão, por exemplo, o hemisfério norte está inclinado em direção ao Sol, o que faz com que os dias sejam mais longos e as noites mais curtas. Já durante o solstício de inverno, o hemisfério norte está inclinado para longe do Sol, o que faz com que os dias sejam mais curtos e as noites mais longas. Os equinócios, por sua vez, ocorrem quando o dia e a noite têm a mesma duração. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre esses eventos astronômicos e sua relação com as estações do ano, utilizando a metodologia ativa Estudo de Caso.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando sobre os solstícios e equinócios, sua relação com as estações do ano e sua importância para a compreensão dos movimentos da Terra. Será apresentado um vídeo explicativo para introduzir o tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas e cada grupo escolherá um tema relacionado aos solstícios e equinócios para trabalhar.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá identificar um problema relacionado ao tema escolhido e definir a temática da pesquisa. Por exemplo, um grupo pode escolher estudar como os solstícios e equinócios afetam a agricultura.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão realizar pesquisas sobre o tema escolhido, entrevistar pessoas que possam contribuir com informações relevantes e coletar dados que possam ajudar na análise do contexto.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos deverão analisar os dados coletados e identificar o que causa o problema escolhido. Eles deverão discutir se é possível evitar o problema e como isso poderia ser feito.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, para avaliar a consistência das informações coletadas.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Os grupos deverão apresentar soluções para o problema identificado, levando em consideração as informações coletadas e a análise feita. Eles deverão discutir o que poderiam fazer para contribuir com a disseminação da informação.

    Atividade: Os alunos deverão criar um infográfico que apresente as informações coletadas, a análise feita e as soluções propostas pelo grupo. Eles poderão distribuir esse material na comunidade, para disseminar as informações aprendidas em sala de aula.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano, com a utilização de modelos tridimensionais.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo, realizando pesquisas e análises de dados.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar soluções para problemas identificados, levando em consideração as informações coletadas e a análise feita.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Qualidade das informações coletadas e análise feita pelos grupos.
  • Qualidade das soluções propostas pelos grupos.
  • Qualidade do infográfico criado pelos alunos.
  • Participação ativa dos alunos durante a apresentação das soluções propostas.

Ações do professor

  • Explicar claramente os conceitos de solstícios e equinócios e sua relação com as estações do ano.
  • Auxiliar os grupos na escolha do tema e na definição da temática da pesquisa.
  • Orientar os grupos durante a realização das pesquisas e análises de dados.
  • Auxiliar os grupos na apresentação das soluções propostas e na criação do infográfico.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante as atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar pesquisas e análises de dados de forma criteriosa e organizada.
  • Propor soluções criativas e viáveis para os problemas identificados.
  • Criar um infográfico claro e bem organizado.
  • Apresentar as soluções propostas de forma clara e objetiva.