Aula sobre Solsticios E Equinocios

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O solstício e o equinócio são fenômenos astronômicos que ocorrem na Terra e têm grande importância para a compreensão das estações do ano. O solstício marca o início do verão ou do inverno, enquanto o equinócio marca o início da primavera ou do outono. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a entender esses fenômenos e a representá-los por meio de modelos tridimensionais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explicará aos alunos o que são solstícios e equinócios. Em seguida, dividirá a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    O grupo defensor, que defenderá o formato redondo da terra com base nos solstícios e equinócios, e o grupo opositor, que defenderá o formato da terra plana com base em suas pesquisas tentando refutar solstícios e equinócios, terão um tempo para pesquisar e preparar seus argumentos. Disponibilize livros, enciclopédias, revistas e jornais para que os alunos possam obter informações sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Debate

    O grupo defensor terá um tempo para apresentar seus argumentos e o grupo opositor terá um tempo para refutá-los. A banca julgadora fará perguntas aos grupos e avaliará a qualidade dos argumentos apresentados.

  4. Etapa 4 - Representação

    Explique aos alunos como construir modelos tridimensionais que representem os movimentos de rotação e translação da Terra. Cada grupo deverá construir um modelo que ilustre seus argumentos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos apresentarão seus modelos tridimensionais e explicarão como eles representam os fenômenos astronômicos estudados. A banca julgadora fará perguntas e avaliará a qualidade das apresentações.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Conduza uma discussão em classe sobre os fenômenos estudados e a importância deles para a compreensão das estações do ano.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos em todas as etapas da atividade, bem como a qualidade dos argumentos apresentados, dos modelos tridimensionais construídos e das apresentações realizadas.Não esqueça de fazer uma explicação final usando solstício equinócio para comprovar o formato esférico da terra.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de representar os movimentos de rotação e translação da Terra por meio de modelos tridimensionais.
  • Analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as etapas da atividade.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Qualidade dos modelos tridimensionais construídos pelos grupos.
  • Qualidade das apresentações realizadas pelos grupos.
  • Participação na discussão em classe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar os conceitos envolvidos.
  • Dividir a turma em grupos e orientar as atividades.
  • Explicar como construir modelos tridimensionais.
  • Conduzir a discussão em classe.
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade das atividades realizadas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da atividade.
  • Pesquisar e preparar argumentos para o debate.
  • Construir modelos tridimensionais que representem os fenômenos estudados.
  • Apresentar seus argumentos e modelos tridimensionais para a turma.
  • Participar da discussão em classe.