Aula sobre Solsticios E Equinocios

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O tema "Solstícios e equinócios" é muito importante para entendermos como funciona o movimento da Terra em relação ao Sol e como isso influencia as estações do ano. É um assunto muito presente em nosso cotidiano, pois as estações do ano afetam nossa vida diariamente, desde a temperatura até as atividades que podemos realizar ao ar livre. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Rotação por estações, que permitirá aos alunos criar modelos tridimensionais para representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Introduza o tema "Solstícios e equinócios" e explique que eles marcam o início das estações do ano e estão relacionadas à incidência dos raios solares e à inclinação da Terra.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em estações

    Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    Estação 1: Modelagem de movimento de rotação

    Os alunos irão criar modelos tridimensionais para representar o movimento de rotação da Terra, utilizando materiais como argila ou massinha.

    Estação 2: Modelagem de movimento de translação

    Os alunos irão criar modelos tridimensionais para representar o movimento de translação da Terra, utilizando materiais como argila ou massinha.

    Estação 3: Análise das estações do ano

    Os alunos irão analisar as estações do ano e como elas são influenciadas pelo movimento da Terra em relação ao Sol.


  3. Etapa 3 - Rodízio entre as estações

    Os grupos irão se revezar nas estações para realizar as atividades propostas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupo para discutir o que aprenderam em cada estação e como isso se relaciona com o tema geral da aula.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos modelos

    Cada grupo irá apresentar seu modelo tridimensional para a turma e explicar como ele representa o movimento de rotação ou translação da Terra.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e a importância do tema para o cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em representar os movimentos de rotação e translação da Terra.
  • Analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de modelos tridimensionais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade dos modelos tridimensionais criados pelos alunos.
  • Compreensão dos conceitos relacionados ao tema.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos para a realização das atividades.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Orientar os alunos na criação dos modelos tridimensionais.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar modelos tridimensionais para representar os movimentos de rotação e translação da Terra.
  • Discutir em grupo o que foi aprendido em cada estação.