Aula sobre Solsticios E Equinocios
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O tema "Solstícios e equinócios" é muito importante para entendermos como funciona o movimento da Terra em relação ao Sol e como isso influencia as estações do ano. É um assunto muito presente em nosso cotidiano, pois as estações do ano afetam nossa vida diariamente, desde a temperatura até as atividades que podemos realizar ao ar livre. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Rotação por estações, que permitirá aos alunos criar modelos tridimensionais para representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Introduza o tema "Solstícios e equinócios" e explique que eles marcam o início das estações do ano e estão relacionadas à incidência dos raios solares e à inclinação da Terra.Etapa 2 - Divisão da turma em estações
Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Estação 1: Modelagem de movimento de rotação
Os alunos irão criar modelos tridimensionais para representar o movimento de rotação da Terra, utilizando materiais como argila ou massinha.
Estação 2: Modelagem de movimento de translação
Os alunos irão criar modelos tridimensionais para representar o movimento de translação da Terra, utilizando materiais como argila ou massinha.
Estação 3: Análise das estações do ano
Os alunos irão analisar as estações do ano e como elas são influenciadas pelo movimento da Terra em relação ao Sol.
Etapa 3 - Rodízio entre as estações
Os grupos irão se revezar nas estações para realizar as atividades propostas.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupo para discutir o que aprenderam em cada estação e como isso se relaciona com o tema geral da aula.Etapa 5 - Apresentação dos modelos
Cada grupo irá apresentar seu modelo tridimensional para a turma e explicar como ele representa o movimento de rotação ou translação da Terra.Etapa 6 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e a importância do tema para o cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em representar os movimentos de rotação e translação da Terra.
- Analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de modelos tridimensionais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade dos modelos tridimensionais criados pelos alunos.
- Compreensão dos conceitos relacionados ao tema.
Ações do professor
- Dividir a turma em grupos para a realização das atividades.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Orientar os alunos na criação dos modelos tridimensionais.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Criar modelos tridimensionais para representar os movimentos de rotação e translação da Terra.
- Discutir em grupo o que foi aprendido em cada estação.