Aula sobre Som E Musica

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A música é uma forma de arte que está presente em nossas vidas diariamente, seja em um ritmo que nos faz dançar, em uma letra que nos emociona ou em uma melodia que nos acalma. Vamos explorar a relação entre som e música, identificando e analisando diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente o tema e contextualize\-o com exemplos práticos e didáticos, como a relação entre som e música em diferentes estilos musicais, como rock, samba, funk, entre outros. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas experiências musicais e a expressar suas opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e terão que discutir sobre um estilo musical específico, como rock, samba, funk, entre outros. Eles deverão pesquisar sobre a história do estilo, os principais artistas e as características musicais que o definem.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar suas descobertas para a turma, utilizando recursos audiovisuais, como vídeos e músicas, para ilustrar suas apresentações. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre os estilos apresentados.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão utilizar as informações pesquisadas sobre os estilos musicais para criar um modelo que possa ser aplicado em outras atividades.

  5. Etapa 5 - Aplicação do template

    Os alunos irão aplicar o template criado em uma atividade prática, como a análise de uma música de um estilo musical escolhido pela turma. Eles deverão utilizar o template para avaliar a música e compartilhar suas opiniões com a turma.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas pode ser aplicada em outras disciplinas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade da apresentação do grupo.
  • Criatividade e clareza na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Utilização adequada do template na atividade prática.
  • Participação na reflexão final sobre a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fazer perguntas que estimulem a reflexão e a análise crítica dos alunos.
  • Encerrar a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Pesquisar sobre um estilo musical específico e compartilhar as descobertas com a turma.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs que possa ser aplicado em outras atividades.
  • Utilizar o template criado na atividade prática.
  • Refletir sobre o que foi aprendido na aula.