Aula sobre Som E Musica

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A música é uma das formas mais antigas de expressão artística e está presente em todas as culturas do mundo. Ela é capaz de transmitir emoções, contar histórias e conectar pessoas. Vamos explorar o tema "Som e música" e entender como diferentes estilos musicais são contextualizados no tempo e no espaço. A metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma abordagem colaborativa e criativa para solucionar problemas. Os alunos irão criar um template de design sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos diferentes estilos musicais, como jazz, rock, samba, entre outros. Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre um estilo musical, levando em conta sua origem, características e principais artistas. Eles deverão compartilhar suas descobertas com a turma.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Cada grupo deverá escolher uma música que represente o estilo musical pesquisado e criar uma playlist com outras músicas do mesmo estilo. Eles deverão apresentar essa playlist para a turma e justificar suas escolhas.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos deverão escolher uma música da playlist para analisar mais profundamente. Eles deverão identificar os elementos musicais presentes na música, como melodia, harmonia, ritmo, entre outros. Em seguida, deverão contextualizar a música no tempo e no espaço, levando em conta o momento histórico e cultural em que ela foi criada.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos deverão criar um pôster que represente a música escolhida. O pôster deverá incluir elementos visuais que remetam ao estilo musical e à época em que a música foi criada. Eles deverão apresentar o pôster para a turma e explicar suas escolhas.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos deverão apresentar a música escolhida para a turma e explicar sua análise. Eles deverão também apresentar o pôster criado e justificar suas escolhas visuais. Ao final, a turma deverá discutir sobre as diferentes análises e escolhas dos grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais.
  • Contextualizar as músicas no tempo e no espaço, aprimorando a capacidade de apreciação da estética musical.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
  • Coerência entre a playlist criada e o estilo musical escolhido.
  • Qualidade do pôster criado pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em contextualizar a música no tempo e no espaço.

Ações do professor

  • Apresentar diferentes estilos musicais aos alunos.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa e análise das músicas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os grupos.
  • Orientar os alunos na criação do pôster.
  • Mediador da discussão final sobre as diferentes análises e escolhas dos grupos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre um estilo musical.
  • Criar uma playlist com músicas do estilo musical escolhido.
  • Analisar uma música escolhida pelo grupo.
  • Criar um pôster que represente a música escolhida.
  • Apresentar a análise da música e o pôster para a turma.