Aula sobre Som E Musica
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A música é uma das formas de arte mais presentes no cotidiano das pessoas. Ela pode ser encontrada em diversos lugares, como na TV, no rádio, em shows e até mesmo nas ruas. Além disso, a música é uma forma de expressão cultural, que reflete a história e a identidade de um povo. Os estudantes irão aprender sobre diferentes estilos musicais e como eles se contextualizam no tempo e no espaço. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos irão pesquisar e analisar diferentes estilos musicais, identificando suas características e influências.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique como será a metodologia utilizada. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá escolher um estilo musical para pesquisar e apresentar.Etapa 2 - Identificação do problema
Cada grupo deverá identificar o problema relacionado ao estilo musical escolhido. Por exemplo, se o grupo escolheu o funk, o problema pode ser a discriminação que o estilo sofre por parte de alguns setores da sociedade.Etapa 3 - Levantamento de dados
Os alunos deverão realizar pesquisas sobre o estilo musical escolhido, buscando informações sobre sua origem, características e influências. Além disso, deverão entrevistar pessoas que gostam do estilo e pessoas que não gostam, para entender melhor as opiniões divergentes.Etapa 4 - Análise do contexto
Com base nos dados coletados, os alunos deverão analisar o contexto em que o estilo musical se desenvolveu e identificar as principais causas do problema identificado na etapa 2.Etapa 5 - Comparação
Os alunos deverão comparar os dados obtidos em suas pesquisas com dados oficiais sobre o estilo musical escolhido, para entender melhor sua importância e relevância cultural.Etapa 6 - Soluções
Cada grupo deverá propor soluções para o problema identificado na etapa 2, levando em consideração as causas identificadas na etapa 4 e os dados coletados na etapa 5.Etapa 7 - Apresentação dos resultados
Cada grupo deverá apresentar os resultados de sua pesquisa e as soluções propostas. Os alunos poderão utilizar infográficos para ilustrar as informações coletadas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço.
- Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações sobre diferentes estilos musicais.
- Promover a reflexão sobre a importância da música como forma de expressão cultural.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as etapas da metodologia.
- Qualidade das informações coletadas e analisadas pelos alunos.
- Criatividade e clareza na apresentação dos resultados.
- Coerência e consistência das soluções propostas pelos grupos.
- Habilidade dos alunos em contextualizar os diferentes estilos musicais no tempo e no espaço.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha dos temas para pesquisa.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante as etapas da metodologia.
- Fornecer feedbacks construtivos aos alunos durante o processo de pesquisa e análise de dados.
- Auxiliar os alunos na elaboração das soluções propostas.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks sobre os resultados apresentados.
Ações do aluno
- Escolher um estilo musical para pesquisa.
- Realizar pesquisas sobre o estilo musical escolhido.
- Analisar criticamente as informações coletadas.
- Propor soluções para o problema identificado.
- Apresentar os resultados de sua pesquisa e as soluções propostas.