Aula sobre Som E Musica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A música é uma das formas mais antigas de expressão humana e está presente em todas as culturas do mundo. Ela pode ser encontrada em diversos lugares, como na televisão, no rádio, em festas, em shows, em filmes e até mesmo em jogos. Explore diferentes estilos musicais e como eles se relacionam com a história e a cultura de cada região. Utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em grupos e irão circular por diferentes atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique como a aula será desenvolvida. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será direcionado para uma estação.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Identificação de estilos musicais

    Nesta estação, os alunos irão ouvir diferentes estilos musicais e identificar as características de cada um. Serão apresentados exemplos de música clássica, rock, samba, funk, entre outros. Os alunos poderão utilizar fones de ouvido para ouvir as músicas e preencher uma ficha com as características de cada estilo.

    Estação 2 - Contextualização histórica

    Nesta estação, os alunos irão conhecer a história e a cultura de cada estilo musical. Serão apresentados exemplos de músicas que marcaram época e que foram importantes para a história da música. Os alunos poderão assistir a vídeos e documentários sobre cada estilo e responder a perguntas sobre o conteúdo apresentado.

    Estação 3 - Criação de uma música

    Nesta estação, os alunos irão criar uma música em grupo. Eles poderão escolher o estilo musical que mais gostaram para criar uma letra e uma melodia. Ao final, cada grupo irá apresentar sua música para a turma.


  3. Etapa 3 - Socialização das criações

    Cada grupo irá apresentar sua música para a turma e explicar como foi o processo de criação. Os alunos poderão fazer perguntas e comentar sobre as músicas apresentadas.

  4. Etapa 4 - Reflexão sobre a aula

    Conduza uma reflexão, perguntando aos alunos o que eles aprenderam e como se sentiram durante as atividades.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Encerre agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância da música como forma de expressão e cultura.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de uma música em grupo.
  • Promover a reflexão sobre a importância da música como forma de expressão e cultura.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das características dos estilos musicais apresentados.
  • Participação ativa na criação da música em grupo.
  • Apresentação clara e criativa da música criada pelo grupo.
  • Participação nas reflexões sobre a aula e sobre a importância da música como forma de expressão e cultura.
  • Respeito e colaboração com os colegas durante as atividades em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar como a aula será desenvolvida.
  • Conduzir as atividades em cada estação, auxiliando os alunos quando necessário.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
  • Conduzir a reflexão sobre a aula e sobre a importância da música como forma de expressão e cultura.
  • Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente as características dos estilos musicais apresentados.
  • Participar ativamente da criação da música em grupo.
  • Apresentar de forma clara e criativa a música criada pelo grupo.
  • Participar das reflexões sobre a aula e sobre a importância da música como forma de expressão e cultura.
  • Respeitar e colaborar com os colegas durante as atividades em grupo.