Aula sobre Som E Musica
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique como a aula será desenvolvida. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será direcionado para uma estação.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - Identificação de estilos musicaisNesta estação, os alunos irão ouvir diferentes estilos musicais e identificar as características de cada um. Serão apresentados exemplos de música clássica, rock, samba, funk, entre outros. Os alunos poderão utilizar fones de ouvido para ouvir as músicas e preencher uma ficha com as características de cada estilo.
Estação 2 - Contextualização histórica
Nesta estação, os alunos irão conhecer a história e a cultura de cada estilo musical. Serão apresentados exemplos de músicas que marcaram época e que foram importantes para a história da música. Os alunos poderão assistir a vídeos e documentários sobre cada estilo e responder a perguntas sobre o conteúdo apresentado.
Estação 3 - Criação de uma música
Nesta estação, os alunos irão criar uma música em grupo. Eles poderão escolher o estilo musical que mais gostaram para criar uma letra e uma melodia. Ao final, cada grupo irá apresentar sua música para a turma.
Etapa 3 - Socialização das criações
Cada grupo irá apresentar sua música para a turma e explicar como foi o processo de criação. Os alunos poderão fazer perguntas e comentar sobre as músicas apresentadas.Etapa 4 - Reflexão sobre a aula
Conduza uma reflexão, perguntando aos alunos o que eles aprenderam e como se sentiram durante as atividades.Etapa 5 - Encerramento
Encerre agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância da música como forma de expressão e cultura.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de uma música em grupo.
- Promover a reflexão sobre a importância da música como forma de expressão e cultura.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das características dos estilos musicais apresentados.
- Participação ativa na criação da música em grupo.
- Apresentação clara e criativa da música criada pelo grupo.
- Participação nas reflexões sobre a aula e sobre a importância da música como forma de expressão e cultura.
- Respeito e colaboração com os colegas durante as atividades em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar como a aula será desenvolvida.
- Conduzir as atividades em cada estação, auxiliando os alunos quando necessário.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
- Conduzir a reflexão sobre a aula e sobre a importância da música como forma de expressão e cultura.
- Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Identificar corretamente as características dos estilos musicais apresentados.
- Participar ativamente da criação da música em grupo.
- Apresentar de forma clara e criativa a música criada pelo grupo.
- Participar das reflexões sobre a aula e sobre a importância da música como forma de expressão e cultura.
- Respeitar e colaborar com os colegas durante as atividades em grupo.