Aula sobre Som E Musica
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A música é uma forma de arte que está presente em nossas vidas diariamente, seja em um rádio, em um filme ou em um vídeo na internet. A música é uma linguagem universal que pode ser compreendida por pessoas de diferentes culturas e países. Os alunos irão aprender sobre diferentes estilos musicais, suas características e como eles se contextualizam no tempo e no espaço. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema.
Etapa 1 - Introdução
Envie previamente para os alunos, textos e vídeos sobre diferentes estilos musicais.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar sobre diferentes estilos musicais, como rock, samba, funk, jazz, entre outros. Eles devem identificar as características de cada estilo musical e como eles se contextualizam no tempo e no espaço.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se dividir em grupos e discutir sobre os estilos musicais pesquisados. Eles devem compartilhar suas descobertas e debater sobre as características de cada estilo musical.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’, ‘Que tal’. Eles devem utilizar o template como uma ferramenta de avaliação da atividade e desenvolvimento do tema.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar seu template de Dinâmica dos 3 Qs e explicar como eles avaliaram a atividade e desenvolveram o tema.Etapa 6 - Conclusão
Conclua reforçando os principais pontos abordados. Os alunos irão compartilhar suas impressões sobre a aula e o uso da metodologia Sala de Aula Invertida.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos musicais.
- Contextualizar os estilos musicais no tempo e no espaço.
- Desenvolver a capacidade de apreciação da estética musical.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo.
- Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentação clara e objetiva do template e das conclusões do grupo.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
- Orientar os alunos na pesquisa e discussão em grupo.
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre diferentes estilos musicais.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.