Aula sobre Som

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O som é uma das formas de comunicação mais utilizadas pelos seres humanos. Ele é produzido pela vibração de objetos e se propaga via ondas sonoras. As ondas sonoras são capazes de serem captadas pelos ouvidos e decodificadas pelo cérebro, permitindo que possamos ouvir e compreender o que está sendo dito ou tocado.

  1. Etapa 1 - Pesquisa

    Os grupos devem realizar pesquisas sobre os principais mecanismos de transmissão e recepção de som, bem como os recursos analógicos que podem ser utilizados para isso. Os alunos podem utilizar livros, revistas, jornais, enciclopédias e outros materiais impressos disponíveis na escola, bem como mecanismos de busca online, caso seja possível.


  2. Etapa 2 - Análise e discussão

    Os grupos devem analisar as informações coletadas e discuti-las em conjunto. É importante que os alunos compartilhem suas ideias e opiniões para construir um conhecimento coletivo.


  3. Etapa 3 - Template dos 3 Qs

    Os grupos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom!”, "Que pena!", "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.


  4. Etapa 4 - Avaliação

    Os alunos devem preencher o template dos 3 Qs, avaliando sua própria participação na atividade e a dos seus colegas. Após o preenchimento, realize uma síntese sobre o aprendizado e promova uma discussão com os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da capacidade de investigação e pesquisa.
  • Estímulo à criatividade e à inovação.
  • Desenvolvimento da capacidade de trabalhar em grupo.
  • Compreender os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de som

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Criatividade na apresentação das descobertas.
  • Utilização correta dos recursos analógicos.

Ações do professor

  • Apresentar o problema a ser investigado.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Estimular a criatividade na apresentação das descobertas.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Criar uma apresentação criativa das descobertas.
  • Preencher o template dos 3 Qs para avaliar a atividade.